Afinal de contas, por que produzir conteúdo

Você já deve ter se perguntado o verdadeiro sentido do conteúdo para as empresas. Aqui está a resposta que você está buscando.

Quando comecei a trabalhar com conteúdo, muitas vezes me vi obrigado a explicar o potencial do mesmo para pequenas empresas.

No início do trabalho o conteúdo ainda era desacreditado e, poucas empresas sabiam o que pensar dessa estratégia para sua presença online. Afinal, tudo que é muito novo, nasce rodeado de desconfiança.

De lá pra cá muita coisa aconteceu. O Google mudou – e vem mudando – constantemente seu algoritmo, as mídias sociais explodiram como um canal de interatividade e relacionamento, e estratégias de otimização de sites e links patrocinados vem crescendo, como resultado da briga pela atenção do consumidor.

Resultado? O conteúdo é queridinho da vez. Por que? Porque ele é o único elemento que ajuda em todas essas frentes. O conteúdo ajuda não apenas na estratégia de conteúdo. Ajuda também na implementação bem sucedida de outras iniciativas, como disse acima. Sim, o conteúdo não é mais rei. Hoje ele é uma carta na manga, que qualquer empresa precisa lançar mão se quiser ter algum sucesso na sua estratégia digital.

Como? Aqui vão alguns exemplos:

  • Sem conteúdo não há boas landing pages para anúncios de links patrocinados.
  • Sem conteúdo, menor são as chances de um bom trabalho de SEO, e menor suas chances de ser bem ranqueado nos buscadores.
  • Sem conteúdo não existe estratégia de mídias sociais. Por mais que se faça uma boa curadoria, é preciso conteúdo próprio.
  • Além disso, o conteúdo é importante para estabelecer liderança de pensamento, educar e formar uma comunidade online.

Wow! Sim, o conteúdo é maravilhoso. Mas precisa ser bem produzido. Não adianta abrir o editor de texto e escrever qualquer coisa para o seu leitor. Acredite, ele não quer ler isso.

Por outro lado, não adianta usar artifícios baratos, fórmulas mágicas e fantasias para fazer sucesso na internet. É preciso ser consistente. É preciso falar coisas que sejam verdadeiras e provocativas.

O Enrico irá abordar sobre o tema em seu curso: Gestão de conteúdo nas mídias sociais.

a importancia do conteúdo formulas magicas

É preciso ter conteúdo, para produzir conteúdo.

É através do conteúdo que a sua empresa criará a reputação dela. E, justamente nesse momento é preciso refletir sobre qual reputação você quer semear no mundo. Isso fará toda a diferença depois.

Para aquelas pessoas que me perguntam porque deveriam fazer conteúdo, eu tenho uma analogia muito boa.

Podemos comparar o conteúdo à certificações ISO. Elas são muito importante dentro das indústrias (ISO 9001, ISO 9002, ISO 14001, e etc.). Há aproximadamente 100 anos atrás, uma empresa certificada ISO poderia usar isso a seu favor, como vantagem competitiva.

Afinal, ela tinham um padrão de qualidade e tudo que se comprasse dela teria o mesmo padrão de 99% de excelência. Isso era muito positivo em um mercado em que nunca se sabia o que seria entregue pelas indústrias.

Voltemos aos tempos atuais. Hoje, sem ISO é impossível vender para algumas empresas (como Petrobras, Vale, Gerdau, CSN, e outras grandes empresas nacionais).

Sem o ISO, você não consegue vender pra eles. Fica de fora do jogo. O mesmo acontece com o conteúdo. Há 7 ou 8 anos atrás, poderíamos afirmar que o conteúdo era um grande diferencial de uma empresa.

Ela estaria preparando os eu terreno no mundo digital e, certamente era uma visionária. Ou seja, o conteúdo era um diferencial competitivo.

Hoje, por outro lado, o conteúdo não é mais um diferencial competitivo para as marcas. Produzir conteúdo é ter uma chance de participar de um jogo que já está acontecendo na internet.

Sem conteúdo você não pode participar (não será encontrado, não se relacionará com clientes na internet, nem terá bons anúncios). Resumindo, você não vai existir online.

Mas, se você faz conteúdo, um mundo de possibilidades se abre. Você pode mergulhar no mundo digital e competir pela atenção dos usuários, ser indexado pelos buscadores e anunciar com sucesso.

Produzir conteúdo não garante que você vai ter retorno disso. Mas garante que você está competindo nesse jogo. Sem conteúdo, você já perdeu.

Com conteúdo, ainda tem uma chance. Conteúdo e ISO, não são diferenciais, mas dão acesso a você para um mundo de oportunidades. É como perder de W.O. um jogo, ou entrar em campo para disputar a partida. A vantagem de disputar a partida é que há uma chance de vitória. Bem, eu acho que você entendeu a coisa toda.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital