O Facebook e as marcas na América Latina

O Facebook já tem mais de 720 milhões de usuários (segundo dados do SocialBakers na última semana de julho de 2011). A rede de Mark Zuckerberg é uma febre sem precedentes na história da Internet. Nos Estados Unidos, é uma verdadeira mania, só lá são mais de 150 milhões de cadastrados, não se fala em outra coisa e o tempo todo especialistas repetem que “o Facebook é a nova Internet”. Mas e na América Latina, como usuários e marcas têm se comportado? No continente em que redes como Sonico, hi5 e Orkut saíram na frente, como anda o Facebook?

Por aqui a rede também é um estrondoso sucesso e ganha novos adeptos com grande velocidade. Já são cerca de 100 milhões de usuários latino-americanos e a região tem sete países entre os vinte e cinco com maior número de usuários. O México é o país da região com o maior número de usuários, são mais de 27 milhões, e ocupa o sexto lugar no ranking global, seguido por Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile e Peru. O Brasil, no entanto, é o país que apresenta o maior potencial de crescimento e as projeções apontam que, em poucos meses, deva assumir o primeiro posto entre os latino-americanos.

Quanto a faixa etária e sexo dos usuários, o perfil da região não muda muito em relação ao restante do mundo. A maioria dos usuários tem idade entre 18 e 34 anos e há um equilíbrio entre homens e mulheres, com uma leve predominância de mulheres em alguns países.

Quando falamos em como os latino-americanos interagem com as marcas, é interessante notar que somente uma entre as marcas mais curtidas na região alcança neste momento mais de um milhão de “likes”, a Blackberry do México (mas não esqueça que os números não param de crescer). O Esporte Clube Corinthians está chegando perto disso (ok, quando você estiver lendo, já passou…) e disputa a preferência dos brasileiros com o Clube de Regatas Flamengo, segundo colocado, mostrando a predominância do assunto futebol também nessa rede.

Entre as cinco marcas mais admiradas em cada um dos sete países com mais usuários no Facebook, estão basicamente os setores de bebidas e de tecnologia, além de cosméticos e entretenimento. Entre as bebidas estão desde achocolatado (Cindor, na Argentina) e café (Juan Valdez, na Colômbia), passando por vodca, rum e uísque, (Smirnoff, Ron Cacique e uísque Chequers, na Venezuela) até refrigerantes (Guaraná Antarctica no Brasil e Inca Kola, no Peru). Entre os cosméticos, os destaques são L´Oreal (no Brasil) e Maybelline (Argentina). O comércio online, que ganha força na região, também é destaque. O site de compras coletivas Peixe Urbano tem o terceiro perfil mais curtido do Brasil e a loja de eletrônicos Garbarino ocupa a terceira colocação na Argentina. No segmento de tecnologia, além de no México, Blackberry está entre as cinco marcas mais curtidas também na Colômbia, acompanhada de Nokia (na Venezuela e no Chile), Xbox (no México) e Sony Ericsson (no Chile).

Apesar de todo o crescimento, as marcas na América Latina ainda estão engatinhando e descobrindo maneiras de engajar os consumidores. Nada por aqui ainda se compara ao envolvimento dos americanos. Nos estados Unidos, todas as cinco maiores marcas no Facebook têm mais de 20 milhões de “likes”. E a Coca-Cola, a marca mais curtida do mundo, contabiliza mais de 30 milhões de “likes”. Com certeza, ainda temos um longo caminho de aprendizado.

por Fernando Neves é diretor da Ketchum Digital, divisão da Ketchum, responsável pela comunicação e pelo relacionamento com as mídias sociais.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

  1. Bom dia. Quando trata-se de uma comunicação feita pelo parceria entre Ketchum, Fernando Neves e o Melhor do Marketing tem que ter vindo uma ótima analise como essa. A Ketchum digital que é uma das maiores empresas de RP do mundo.

    Bom, tratando do assunto abordado, o Facebook realmente é uma ótima ferramenta de comunicação e uma alia-se a uma excelência interface para as empresas trabalharem com ações pontuais de relacionamento, acredito que com a qualidade e simplicidade que possui o Facebook não demorara muito para o mesmo alcançar o merecido 1º lugar no Brasil.

    Abraços
    @Tony_BriefMkt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

5 Estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024

Confira esse artigo com 5 estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024 e saiba como aplicá-las hoje mesmo.

5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023

Confira aqui 5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023 para atrair clientes e divulgar seu produto.

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas