Novas especializações no ambiente das mídias virtuais

O trabalho do profissional de marketing é analisar o ambiente, as mudanças ocorridas na sociedade, e achar maneiras de tornar seu produto/serviço mais atraente.

Um bom exemplo dessa transformação a que as empresas se submetem, em suas atividades de marketing, é o trabalho da Hillerich & Bradsby no início do século XX, citado no livro “Fundamentos do Marketing Esportivo”. Nessa ocasião, a H&B viu-se em um ambiente de grandes mudanças sociais, políticas e econômicas no período pós Primeira Guerra Mundial. Suas ações de marketing atingiram sua produção, pontos de venda, seus preços e atividades promocionais, fazendo com que a H&B se tornasse mais competitiva.

Já no século XXI, um novo ambiente de atuação foi formado: o mundo virtual. Mais que presente na sociedade atual, a internet mostra-se uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de um plano de marketing. Com a aparição de novas plataformas de redes sociais, e o uso cada vez maior desses sites pelas pessoas, novas áreas de especialização dentro do ambiente virtual são criadas.

O Social Media Monitoring – Monitoramento de Mídias Sociais – aparece num momento em que a informação corre em todos os cantos do globo instantaneamente. Cria-se então um profissional específico para elaborar conteúdo e gerar relacionamento com o mercado através das mídias sociais presentes na internet.

Outro profissional específico da área virtual é o profissional de SEO – Search Engine Optimization. Aqui deve-se planejar o site dos clientes de um modo que esse site fique numa posição de maior destaque em uma busca na internet em vários sites como Google, Yahoo, Bing, etc. Isso pode ser feito, por exemplo, revisando artigos presentes no site, para evitar duplo conteúdo, que dificulta a pesquisa do seu site; e estabelecer as palavras-chave corretas para seu site ser mais visível às buscas.

Essas são apenas duas áreas que ganham importância no cenário do marketing mundial e que devem ser vistas com seriedade por quem quer ter sua marca mais vista na internet, afinal de contas “65% das pessoas não passam da primeira, 84% não passam da segunda e 99% não passam da terceira página nos sistemas de busca”¹.

*

Fonte: http://www.otimizacaodesites.org/primeiras-posicoes-google.htm

*

Quem escreve?
Anderson Mendonça Barreiros, estudante de Publicidade e Propaganda na FAESA, 2° período. Se interessa, principalmente, pelo estudo das possíveis formas de utilização das novas mídias.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital