Com a reconfiguração dos processos de comunicação devido a informação instantânea e as ferramentas de auto-publicação proporcionadas pelas mídias sociais, a comunicação passou a ter diversas possibilidades. No que diz respeito a política, o conteúdo e o acompanhamento é um dos pontos fundamentais para a participação e o engajamento cívico não só no processo eleitoral, mas também na gestão pública.
Em 2013, podemos observar e vivenciar as manifestações populares que ganharam força e teve na internet a sua mediadora – Inclusive, foram as maiores mobilizações no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor, que por sua vez, contou com os meios de comunicação de massa como mediador – e a que ganhamos com isso tudo?
Acredito que as manifestações tiveram um papel fundamental para a percepção de diversos outros movimentos sociais que estão chamando a atenção não só pelos grandes meios de massa, mas pelo compartilhamento direto entre pessoas – este sim, um novo mediador de conteúdo.
“não adianta andar toda largada, por que né? não vai arrumar ninguém”
“ tem que chamar atenção dos meninos né, se não não dá”
Para mim, não há melhor análise (política?) que as “Rolezeiras” fazem para serem percebidas e também para encontrar o seu candidato ideal. E é ai que devemos ter a sensibilidade de entender o comportamento dos diversos movimentos e o como eles estão mobilizando cada vez mais pessoas a um interesse comum.
Assim como nos “rolézinhos”, as eleições de 2014 deverão focar na gestão de conteúdo e na percepção dos anseios sociais a fim de mobilizar um interesse comum. Política não tem só a ver com debates na tv, panfletagem e bandeiraço em sinais e comícios. Tem a ver com isso tudo sim. Mas política é pensar coletivo, é compartilhar ideais e estimular o dever cívico. Política tem a ver com pessoas.
“…marca um encontro no facebook, chama o face todo” – Afinal, nós somos rolezeiros!
A análise acima foi desenvolvida por Raphael Fardim, um dos facilitadores do curso Política 3.0.
————–
Gestão de conteúdo, monitoramento, pesquisa de público e mídias sociais são apenas alguns dos temas que discutiremos durante as 12 horas do curso: Política 3.0 – a construção de estratégias nas eleições de 2014.