Inteligência competitiva: a chave para uma estratégia bem sucedida

“A inteligência competitiva nada mais é do que a melhor estratégia para conhecer o cliente”

Por Marina Ulhoa

O que o Google, o Facebook e a Amazon têm em comum? Além de serem empresas bilionárias do ambiente digital, elas possuem a peça chave para uma estratégia bem sucedida: a inteligência competitiva. Nas três companhias, primeiro veio a ideia de criar uma ferramenta de busca, uma rede social e um site de vendas da internet. Em seguida, os criadores ajustaram o foco das empresas, e o último passo foi efetivamente colocar os sites no ar.

A inteligência competitiva nada mais é do que a melhor estratégia para conhecer o cliente. É a capacidade de reunir, analisar e gerenciar a quantidade de dados e informações coletadas através de fontes on e offline e utilizá-las a favor do negócio. Essa habilidade é tão presente no Google, no Facebook e na Amazon, que os gestores têm o poder de prever demanda e são capazes de lançar produtos e serviços exatamente como o consumidor deseja.

Eles conseguem isso, pois cada clique e cada movimento do consumidor em seus sites geram informações valiosas que permitem que estas empresas conheçam melhor o ambiente no qual estão inseridas.

Apesar de parecer algo novo, o monitoramento do comportamento do consumidor sempre existiu. A diferença é que antes era necessário gastar muito mais, validar estatisticamente as informações coletadas e lidar com o enviesamento da pessoa pesquisada.

Com mundo caminhando irremediavelmente para o digital, a internet se tornou a principal ferramenta de inteligência competitiva. Além de mais barato e mais rápido do que a pesquisa formal, a pesquisa virtual conta com a espontaneidade. Nem é necessário perguntar se tal produto agradou ou não, porque hoje as pessoas simplesmente dizem o que pensam sobre produtos e serviços. E a informação fica disponível para quem quiser ver.

Mesmo com tantos pontos a favor, a internet ainda tem sido utilizada meramente como um suporte da comunicação e do marketing. Muitos gestores ainda não perceberam o quanto ela é essencial para as companhias justamente por ser um elemento chave para a inteligência do negócio, que provê insights sobre os clientes, prospects, movimentos da concorrência, tendências do mercado. entre outras informações vitais para a sobrevivência da empresa.

E é essa uma das grandes mudanças que se espera do mercado: entender e reconhecer que a que a internet é uma ferramenta de informação e de inteligência. Só a partir daí os gestores serão muito mais capazes de explorar as vertentes da comunicação e marketing do mundo online.

—-

Você poderá gostar

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital