Facebook topic data representa uma nova revolução na análise de dados sociais, e já está disponível no Brasil

Facebook topic data representa uma nova revolução na análise de dados sociais.

A análise de dados de mídias sociais é um setor cada vez mais presente nas empresas para avaliar diferentes aspectos da relação entre as pessoas e as marcas. As pesquisas geram inteligência na tomada de decisões para os negócios e na comunicação. Além disso, já houveram situações onde governos e institutos de pesquisa utilizaram dados sociais para a prevenção de doenças e catástrofes naturais.

Em abril de 2015 o mercado de análise de dados sofreu um grande impacto com o fim das buscas públicas na maior plataforma social do mundo, o Facebook. O que motivou esta atitude foi a criação de um novo serviço de pesquisas, o Facebook topic data. O objetivo foi fornecer melhor qualidade de dados respeitando a privacidade dos usuários. Esta nova forma de executar pesquisas através de interações do Facebook trouxe uma série de melhorias na forma de analisar e estruturar os dados. Conheça algumas delas:

Grande volume de dados

O Facebook possui 6x mais volume de menções que o somatório de todas as demais fontes sociais. São 1,55 bilhão de usuários ativos no mundo e 90 milhões no Brasil. Quando a busca pública estava ativa, até abril de 2015, somente uma fração das informações estavam disponíveis (cerca de 5%) porque só posts definidos como “públicos” eram coletados.

Dados qualificados

O Facebook topic data pré-qualifica as interações por tópicos, como: filmes, comidas/bebidas, programa de tv, carros, serviços financeiros, roupas, entre vários outros. E pelo sentimento do usuário em relação ao tópico como positivo, negativo ou neutro. Na análise de dados de outras redes sociais todo este trabalho de categorização é feito manualmente.

Dados demográficos pela primeira vez

Todas as informações analisadas pelo Facebook topic data possuem o sexo, as faixas etárias e a localização por país e estado dos usuários. Essas informações não são possíveis em outras fontes sociais.

Informações de todo o Facebook

Com o topic data todos os dados do Facebook podem ser analisados, sejam eles públicos ou não-públicos. Todas as informações são anônimas e não comprometem a privacidade dos usuários. O foco é o que está sendo compartilhado pela audiência e não por quem, especificamente. Dessa forma é possível extrair insights únicos verificando o perfil da audiência engajada com determinado contexto de análise.

A estrutura deste novo serviço de pesquisa representa um novo momento para análise de dados no Brasil e no mundo. Seus insights únicos possibilitam traçar perfis de audiência, identificar mercados-alvo, avaliar a imagem das marcas e concorrência, opinião pública em relação aos políticos e análise de fenômenos sociais. Para as empresas representa mais inteligência aplicada e contribui nas estratégias online e offline.

No Brasil, os dados do Facebook topic data estão disponíveis desde o dia 04 de dezembro de 2015 e a primeira plataforma da América Latina certificada para executar as pesquisas é o OpSocial – Plataforma de monitoramento e análise de dados de mídias sociais.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

5 Estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024

Confira esse artigo com 5 estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024 e saiba como aplicá-las hoje mesmo.

5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023

Confira aqui 5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023 para atrair clientes e divulgar seu produto.

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas