Endomarketing – incompreendido ou esquecido?

Vocês conhecem o termo “foi para as cucúias”? Pois é, apertando a tecla SAP da sua TV stéreo quer dizer algo como esquecido, perdido, sem importância… E dando sequência a essa analogia um tanto simplista, ouso dizer que é exatamente para as ‘cucúias’ que vai o colaborador quando as empresas esquecem de tirar o Endomarketing ou Comunicação Interna, como queira, da teoria e das planilhas.

As ações para reconhecimento do colaborador são lindas quando digitadas no planejamento estratégico, mas nesse caso caro leitor, estou falando da prática, usando o termo que está na moda hoje, estou falando do “hands on”, de por a mão na massa, de criar e aplicar um plano de ação quando o resultado da pesquisa de clima não apresenta um resultado tão satisfatório.

Ok, e como a gente faz isso então? Uma comunicação interna bem feita, leva em conta três princípios básicos:

1.    Foco e objetividade
2.    Clareza das funções e missão da empresa
3.    Personalização das ações

Pode deixar que eu explico.

Uma comunicação de fato, é via de mão dupla, mas se não for estruturada, se não tiver foco e for objetiva para passar a mensagem de forma transparente, utilizando a linguagem do público receptor, além de deixar o colaborador confuso, fica mais parecendo uma metralhadora giratória – atira para todo lado e tudo vira alvo. Resultado zero.

Se o colaborador não souber em que contexto ele está inserido, não adianta cobrar produtividade. Se ele não pode mostrar para a família o produto final da empresa em que ele trabalha, se não sente orgulho, não vale aplicar esforço para que ele cumpra meta. Colaborador que conhece a missão da empresa, que sabe para que aperta aquele parafuso ou aperta aquela tecla, é colaborador comprometido com o resultado porque se sente parte da história.

Ninguém gosta de se sentir ‘mais um’, gestor que conhece a equipe, que trata cada um de forma individual respeitando suas características, conquista fidelização, respeito e credibilidade.

Enfim, colaborador reconhecido, vira embaixador da marca que representa.

Depois de tudo isso eu te pergunto: Cucúia é mesmo o melhor lugar ou está na hora de planejar a passagem para outro destino?

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital