Vocês conhecem o termo “foi para as cucúias”? Pois é, apertando a tecla SAP da sua TV stéreo quer dizer algo como esquecido, perdido, sem importância… E dando sequência a essa analogia um tanto simplista, ouso dizer que é exatamente para as ‘cucúias’ que vai o colaborador quando as empresas esquecem de tirar o Endomarketing ou Comunicação Interna, como queira, da teoria e das planilhas.
As ações para reconhecimento do colaborador são lindas quando digitadas no planejamento estratégico, mas nesse caso caro leitor, estou falando da prática, usando o termo que está na moda hoje, estou falando do “hands on”, de por a mão na massa, de criar e aplicar um plano de ação quando o resultado da pesquisa de clima não apresenta um resultado tão satisfatório.
Ok, e como a gente faz isso então? Uma comunicação interna bem feita, leva em conta três princípios básicos:
1. Foco e objetividade
2. Clareza das funções e missão da empresa
3. Personalização das ações
Pode deixar que eu explico.
Uma comunicação de fato, é via de mão dupla, mas se não for estruturada, se não tiver foco e for objetiva para passar a mensagem de forma transparente, utilizando a linguagem do público receptor, além de deixar o colaborador confuso, fica mais parecendo uma metralhadora giratória – atira para todo lado e tudo vira alvo. Resultado zero.
Se o colaborador não souber em que contexto ele está inserido, não adianta cobrar produtividade. Se ele não pode mostrar para a família o produto final da empresa em que ele trabalha, se não sente orgulho, não vale aplicar esforço para que ele cumpra meta. Colaborador que conhece a missão da empresa, que sabe para que aperta aquele parafuso ou aperta aquela tecla, é colaborador comprometido com o resultado porque se sente parte da história.
Ninguém gosta de se sentir ‘mais um’, gestor que conhece a equipe, que trata cada um de forma individual respeitando suas características, conquista fidelização, respeito e credibilidade.
Enfim, colaborador reconhecido, vira embaixador da marca que representa.
Depois de tudo isso eu te pergunto: Cucúia é mesmo o melhor lugar ou está na hora de planejar a passagem para outro destino?