A convite do Melhor do Marketing, o Mestrando em Marketing e CEO da Agência Mentes Digitais, André Telles, fala da importância do uso do LinkedIn, uma espécie de currículo online e sobre como milhares de brasileiros já utilizam a “rede social” para se conectar, fazer negócios e aumentar a sua rede de contatos e networking.
Além disso, Telles dá dicas importantes no uso correto da ferramenta, como a integração com o seu blog.
Por André Telles.
O LinkedIn lançado em maio de 2003, é um site que busca a criação de redes sociais voltadas aos negócios. Ele é muito diferente dos sites de relacionamento pessoal, como Orkut, Facebook e MySpace, voltados ao público em geral. Ele está focado em profissionais e seu desejo de construir uma rede de contatos profissional que de fato possa ser utilizada nos negócios.
Ele pode ser utilizado quando o perfil do seu público-alvo for adequado aos membros do LinkedIn, como é o caso de empresas de recursos humanos, de ensino, de negócios ou focadas no B2B (“business-to-business”), Excelente mídia social para ser utilizada no desenvolvimento de networking profissional ou de sua empresa, contribuindo para a localização de novos colaboradores, parceiros e clientes.
Na Europa já rompeu a barreira dos 11 milhões de membros, no mundo todo mais de 45 milhões de usuários continuam voltando ao LinkedIn porque recebem benefícios reais e compartilham conhecimentos com outros profissionais.
O LinkedIn tem lucrado nos últimos dois anos, com um modelo sólido de receita dividido em três correntes: propaganda, assinaturas Premium e soluções corporativas. Com seu foco de negócios, o LinkedIn, tem seu usuário com uma idade média de 44 anos.
As pessoas percebem a importância de uma boa reputação profissional, resultando em mais membros se inscrevendo e interagindo. A maioria dos usuários é dos Estados Unidos, mas está se tornando cada vez mais popular na América Latina, especialmente entre gerentes e executivos de empresas e governos. Muitos usuários encontram melhores empregos depois de entrar para essa rede, mas ela também ajuda a manter contato com os colegas de qualquer lugar do mundo. A ferramenta pode ser usada para manter o currículo online, visto que é uma maneira de “estar visível”, porque o link gerado por cada usuário pode ser usado como um website.
Pegando carona no Twitter, o Linkedin possue um botão para seguir empresas. Tal ferramenta possibilita acompanhar a atividade das empresas na rede através de alertas em tempo real sobre atualizações em seus perfis. O objetivo é manter os usuários mais próximos de informações sobre oportunidades de negócio e emprego, mudanças organizacionais, lançamentos de produtos.
Através desse infográfico, você fica sabendo de toda atuação do LinkedIn e alguns outros números.
#dica #LinkedIn:
Sua conta Linkedln pode incluir posts recentes de seu blog, bem como as apresentações que você carregou no SlideShare. Outras dicas importantes são:
- Personalize a sua URL. Informações do seu perfil podem ser indexadas pelos motores de busca. Perfis do LinkedIn tem posições altas no Google. Em vez de usar a URL padrão, considere personalizar o seu com o nome de sua empresa. Se você for uma pequena empresa que não é bem conhecida, considere o uso de uma palavra-chave grande;
- Inclua uma foto. Uma imagem ajuda você a recordar das pessoas quando você se encontrar face a face e as pessoas com fotos são mais prováveis de serem contatadas;
- Certifique-se que a sua entrada não contém erros de ortografia ou outros erros;
- Use “status de visibilidade”, versão interna do LinkedIn Twitter para manter suas conexões atuais sobre o que é importante para você hoje. Baseado no que você está fazendo, eles podem chegar para ajudá-lo;
- Use o resumo para mostrar que você está qualificado para fazer o que você quer fazer, use “experiência” área de apoio ao sumário;
- Toque na área de “Especialidades” para digitar as palavras-chave associadas com as pessoas que você deseja atrair. Estas são iscas e você quer que os membros do LinkedIn procurem por essas palavras-chave para encontrá-lo;
- Vá em frente e dê ao seu perfil maior visibilidade. Use a sua URL personalizada LinkedIn quando você deixar comentários sobre negócios ou em blogs específicos da indústria;
- Otimize os rótulos. Adicione o seu site, blog e outras URLs relevantes para o seu perfil. LinkedIn permite até três;
- Promova o seu blog. LinkedIn permite que você sincronize o seu blog com o seu perfil do LinkedIn.
Ficou interessado nessas dicas? ficou alguma dúvida? deixe seu comentário ou dicas e cases de empresas que utilizam o LinkedIn no dia a dia.
Outros exemplos de redes sociais usadas para profissionais são: Plaxo, Via6, Glassdoor e Alludere. #ficadica
Para complementar a informação do Telles, deixo a dica da rede social empreendemia na qual O Melhor do Marketing também faz parte.
Em outubro acontece o Circuito de Marketing e André Telles é um dos nossos convidados para trazer ao Espírito Santo todas as novidades sobre o mercado de Marketing Digital. Além disso, dentro de algumas semanas o Publicitário lança o seu 3º livro: “A revolução das mídias sociais”. Quem sabe não rola o sorteio de alguns exemplares por aqui.
4 respostas
Entrei recentemente no LinkedIn e estou achando realmente fantástico. Sempre senti falta de uma rede de relacionamentos mais voltada para o lado profissional, acho que o LinkedIn cumpre perfeitamente essa função.
Faço parte do linkedin há a pouco tempo, ele é realmente muito bom.
Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Thais e trabalho na Edelman, agência de comunicação do LinkedIn no Brasil.
Ficamos muito felizes ao ver esse post sobre a rede, que explica tão bem as funcionalidades e como é importante manter uma rede de relacionamentos profissionais na web hoje.
O Brasil é um dos países que mais crescem na rede do LinkedIn. Hoje, em todo o mundo, o LinkedIn já tem mais de 70 milhões de membros e no Brasil há mais de 1 milhão. Exatamente por isso, o Linkedin foi lançado em português em abril e a empresa está de olho em novas oportunidades por aqui.
Um abraço a todos,
Thais Silva
Olá Thais, que bom que gostou… Esse é o nosso objetivo, levar informações sobre produtos, ações, campanhas, projetos e tudo o que for pertinente no mercado de comunicação.
Seja bem vinda ao Melhor do Marketing.