Olá pessoal, o nosso bate papo de hoje será sobre o uso do Pinterest para você que possui um restaurante ou um negócio na área da gastronomia.
Bom, você deve saber que existem diversas formas de atrair o seu público para o seu negócio e converter esse mesmo público em relacionamentos com a sua marca. Um dos grandes diferenciais nesse caso é o atendimento personalizado. Ter uma equipe treinada e qualificada é primordial para fidelizar o mesmo e transformá-lo em um grande fã do seu negócio.
Muitas vezes esse relacionamento pode e deve ser construído utilizando as mídias sociais.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar no Pinterest, certo? Segundo o wikipedia, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc.
Através de um bom planejamento é possível criar diversas ações para o seu negócio utilizando o Pinterest. Comece identificando o seu público-alvo. Veja se o mesmo está presente na rede e identifique o seu comportamento e hábitos. Saiba quais são seus interesses e quais fotos o mesmo costuma publicar. Essa é a primeira e mais importante dica.
Separei outras 4 dicas básicas e importantes para o seu negócio:
1 – Crie boards colaborativas e convide os amigos e parceiros para publicarem fotos:
Board colaborativa é um belo exemplo de como você pode envolver o seu público-alvo de maneira criativa em suas ações e não ser mais do mesmo. Provoque interações, crie disputas para saber quem envia mais fotos e quais delas são as mais curtidas e repinadas.
Lembre-se de inserir a descrição da board para que as pessoas identifiquem o objetivo da mesma e saibam do que se trata. Transparência sempre.
2 – Crie boards que explorem histórias sobre o dia a dia do seu restaurante:
Para lançar um restaurante em determinado local/região, você deve ter realizado uma série de pesquisas ao longo de meses ou até anos, certo? Pois é, conte histórias por meio de fotos ou vídeos sobre como foi a escolha do local. Além disso, explore nas imagens o processo de criação de um determinado prato e convide o seu cliente para sugerir combinações. Por exemplo, uma bebida ou uma entrada. Explore sua imaginação junto com a sua equipe de marketing e social media.
3 – Crie títulos e descrições criativas nas fotos:
Isso ajuda na encontrabilidade na hora que alguém fizer uma busca dentro do Pinterest. Como exemplo, fiz uma busca pela expressão frutos do mar, veja a quantidade de fotos que o resultado apresentou.
Separe as keywords do seu negócio e identifique as mais relevantes. Lembre-se criar uma rotina em todas as postagens para que as fotos apresentem as palavras, seja no texto ou no título.
4 – Faça Repins nas fotos de pessoas potenciais e que podem seguir o seu restaurante.
Não saia fazendo Repins em todas as fotos do Pinterest. Importante seguir o planejamento que foi desenvolvido para atingir os indicadores necessários ao final da ação ou campanha.
PS: Repinar é igual a compartilhar.
Lembre-se que essas são apenas algumas dicas. Sua equipe deve estar integrada de tudo o que acontece para que ocorra sincronismo nas informações. Estamos falando de garçons, gerentes, equipe da cozinha e da pessoa que sempre deixa o seu restaurante limpo. Ok?
Gostou das dicas? Caso queira sugerir alguma outra, utilize o comentário ou nos envie por twitter @omelhordomkt ou @andredamasceno.
Ah, caso queira me seguir no Pinterest é só clicar aqui. :]
Uma resposta
Olá André, quando haverão estes cursos em São Paulo????