Como fazer marketing inteligente para o Facebook e conseguir mais vendas

Por Mariana Reis – Especialista de Marketing na Wishpond.

Você fez aquele sorteio no Facebook. Ganhou várias curtidas em sua fanpage e você sente que sua empresa está ficando famosa. No entanto, você olha aquele número de curtidas e ele não condiz com as suas vendas. Você não consegue entender por que mesmo arrasando em curtidas, suas vendas é que estão parecendo arrasadas.

Pode parecer ruim, mas não é o fim do mundo. Você pode contornar a situação. E vai. Neste artigo vou contar para você o segredo para a sua empresa detonar em vendas!

Decida o que é melhor para a sua empresa

Você precisa pensar qual é a melhor forma de vender. Através de curtidas na sua página ou através de contato de pessoas interessadas em seu produtos?

Faça essa escolha com sabedoria, pois ela vai guiar as suas estratégias daqui por diante. Eu sempre afirmei e continuo a defender, mais valem 500 bons contatos do que 30 mil curtidas no facebook de pessoas que não dão a mínima para a sua empresa.

Por que curtidas no facebook não é tudo?

Se você está preocupado com as novas regras do Facebook e como está ficando difícil conseguir maior alcance e curtidas em sua fanpage, relaxe. As curtidas não são tão importantes assim. Quando alguém curte a sua página isso significa “Hey, eu curti a sua página”. No entanto, quando além de curtir a sua página essa pessoa deixa informações de contato, ela quer dizer “Hey, curti a sua página e quero fazer negócios com você.”

A partir dos contatos que estas pessoas deixam em sua página você será capaz de continuar sua estratégia de marketing e, finalmente, poderá converter estes visitantes e consumidores e clientes. Não é o máximo?

curtidas no facebook não é tudo

Por que você precisa dos contatos dos visitantes de sua página?

Entenda, não tem como vender para alguém que simplesmente não sabe que você existe. Ou que uma vez participou em um sorteio ou concurso em sua fanpage e nunca mais escutou falar de sua empresa.

Neste caso se há alguma estatística com a qual você deva está preocupado é: quantos leads (contatos de potenciais clientes) você está conseguindo a partir de sua fanpage?

Absorver informações de contato destas pessoas é a maneira mais confiável de vender para estas pessoas.

Cuidado para não espantar seus clientes!

Tenha em mente que geralmente as pessoas que curtiram a sua fanpage ou participaram de um concurso ou sorteio podem não estar preparadas para comprar de você, AINDA!

Muitas vezes você precisará convence- las de que seu produto é a melhor solução para elas. Mas você também não vai conseguir isso enviando um monte ofertas e propaganda a cada 30 minutos.

Opte por uma tática menos agressiva e mais amigável. Procure educar seus contatos para que eles entendam e respeitem sua marca e seus produtos.

Toda a sua estratégia deve estar integrada:

  • Você absorve os contatos através de concursos e sorteios, por exemplo;
  • Você dispara e-mails para estes contatos com informações relevantes e interessantes para seus contatos. Diluído no conteúdo do e-mail estão informações sobre seus produtos e serviços. Procure enviar a partir de 5 e-mails, um a cada 3 dias;
  • No último e-mail convide seus contatos para conhecer melhor seus produtos. Ofereça um desconto ou um teste gratuito;
  • Feche a venda!

Pronto, quem ainda não comprou de você, agora vai comprar.

Você deve abandonar o facebook?

Bem, com todas estas alternativas e com tantas restrições no Facebook, será que você deve deixar a sua fanpage?

Não. O Facebook ainda é uma das redes sociais mais visitadas pelas pessoas. E possuir sua fanpage pode ajudar a aumentar a credibilidade da sua empresa. As pessoas gostam de obter quantas informações for possível sobre a empresa antes de fechar negócio. Então, elas vão visitar seu site, lá vão procurar pelo botão do Facebook. Elas querem saber mais sobre você, o que dizem seus clientes, o tipo de conteúdo, produto e serviço que você oferece.

Mantenha sua fanpage ativa e atualizada com ações que geram engajamento entre seus fãs. Sua fanpage é uma ótima fonte de novos clientes.

Como obter contatos super qualificados a partir de sorteios?

Eu falei sobre a importância de conseguir as informações de contato das pessoas que participam de seu sorteio. Mas não se empolgue somente com o volume de contatos, mas sim com a qualidade desses contatos.

Vamos supor que você possui uma lanchonete. Você precisa aumentar a visibilidade da sua marca e decide realizar um sorteio. Nada de errado nisso. Porém como prêmio você resolve entregar algo que todo mundo deseja, como um Iphone. Aí que você errou. Os participantes não estão interessados nas suas receitas de lanches ou quão deliciosas são as vitaminas que você prepara. Eles querem o iPhone. No final você conseguiu milhares de participantes que não estão interessados em sua marca.

contatos qualificados facebook

Estas pessoas não vão abrir seus e-mails e provavelmente não vão comprar de você. E sua estratégia foi arruinada.

Então, sempre ofereça prêmios relacionados a seus produtos e serviços. Ofereça algo realmente bom, que vai atrair as pessoas e despertar o desejo e curiosidade sobre a sua marca.

Você pode não atrair milhares de participantes, talvez você consiga centenas de participantes. Mas estas centenas serão mais valiosas para a sua empresa. São pessoas realmente interessadas em fazer negócios com a sua empresa.

Mãos na massa!

Então, está pronto para começar a vender como nunca antes? Tenho certeza que sim! Hora de colocar as mãos na massa e começar a criar suas ações e absorver centenas e milhares de contatos.

Espero ter te ajudado com novas ideias para seu negócio. Teste agora mesmo e me diga como foram os resultados para você. Basta comentar abaixo.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

4 respostas

  1. Muito bom, ajudou bastante, obrigado.
    Mas agora uma duvida: é possível gerar um aplicativo no facebook que para participar de um sorteio a pessoa precise curtir duas fan pages distintas?

    1. Ola Diogo, Espero poder lhe ajudar com sua dúvida, pois segundo as regras do Facebook, não é permitido solicitar que o internauta curta 2 páginas para participar de um sorteio, sendo assim, um aplicativo com esse recurso não seria aprovado para uso. Segue para sua análise, um post do meu blog aonde trago mais detalhes sobre esta e outras regras de sorteios no Facebook:
      http://www.otimizebusca.com.br/10-erros-comuns-ao-se-promover-promocoes-e-sorteios-no-facebook/

      obs: Peço desculpas se eu estiver ferindo alguma regra aqui do blog. Caso não seja permitido a divulgação de outro blog, me informem que eu retiro a publicação e não mais repito esta prática.

      Att
      Flávio Sabugo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital