fbpx

A importância das Mídias Sociais para as Micros e Pequenas Empresas

Você que é dono de um pequeno negócio, seja ele para vender produto ou serviço, já parou para pensar que hoje é muito mais fácil DIVULGAR, ATRAIR e VENDER usando a internet e as Mídias Sociais?

Em 2002 eu vendia churrasquinhos na pracinha do meu bairro no famoso Espetão do Faustão. Faustão está lá até hoje, mas algumas coisas mudaram.

Naquela época nem o Orkut existia, pois o mesmo só foi criado no dia 24 de Janeiro de 2004. Ou seja, naquela época a divulgação pela internet se limitava ao MSN, MIRC e salas de bate papo.

Nem todo mundo tinha tempo e dinheiro para fazer um site, talvez um Flogão.

Isso quer dizer que para uma micro empresa e negócio de bairro, a divulgação se limitava ao boca a boca, panfletos, rádio poste e bike door.

17 anos depois, muuita coisa mudou e você precisa concordar comigo.

Além dos meios tradicionais que acabei de citar, hoje você tem as redes sociais como Instagram, YouTube, Facebook, Google Meu Negócio, Pinterest, Twitter, LinkedIn e muito mais.

Hoje também está muito mais fácil e barato criar um site. Esse mesmo blog que você está lendo foi feito no WordPress. Existem opções como Wix e até do próprio Google.

Com um celular em mãos é suficiente para que você comece a mostrar para o seu público os benefícios do seu serviço. Uma foto aqui e outra ali, o seu delicioso brigadeiro já estará no Instagram e no Facebook. Basta colocar um bom texto e começar a marcar os amigos.

Se eu fosse Corretor de Imóveis, teria um canal no YouTube e colocaria todos os meus imóveis lá dentro. Uma pesquisa mostrou que o consumo de vídeos por brasileiros cresceu 135% e a TV apenas 13%.

Se eu fosse Personal Trainer, Professor particular de aulas de Inglês, Advogado, Dentista… eu teria um canal no YouTube.

Caso você ache desnecessário criar um canal por lá, faça vídeos no Instagram e no Instagram Stories. Para mim é uma das melhores formar de divulgar o que você faz e atrair clientes para o seu negócio.

Por falar em Instagram, a rede social de Mark Zuckerberg tem mais de 1 bilhão de usuários em todo mundo e aqui no Brasil os números não param de crescer.

Pesquisa feita pela empresa Opinion Box, mostrou que 50% dos usuários entrevistados por eles já compraram um produto ou contrataram algum serviço que conheceu pelo Instagram.

Com a quantidade de recursos que o Instagram oferece, você que tem um pequeno negócio em qualquer área deve fazer um trabalho diário por lá. Se quiser se aprofundar mais no assunto é só clicar aqui.

Pequenos hacks que você pode fazer no Instagram e que dão super certo:

  • Postar fotos dos seus produtos
  • Fazer vídeos de até 1 minuto para o feed
  • Usar os stories para divulgar coisas que estão acontecendo em tempo real
  • Pedir para as pessoas comentarem nas fotos e entrarem em contato com você por direct
  • Colocar o link do WhatsApp na BIO
  • Usar os destaques para fixar o conteúdo

Essas ações certamente vão te ajudar a divulgar e vender, mesmo que você tenha poucos seguidores ou esteja começando agora. Experimente colocar em prática e depois volte aqui para me dizer quais foram os resultados que você teve.

“Mas André, e o Facebook? Eu devo continuar usando essa Mídia Social?” Eu recebo muitas perguntas iguais a essa e a minha resposta é SIM.

Mesmo que o alcance orgânico esteja cada vez mais baixo e difícil chegar ao seu público com os conteúdos postados, o Facebook é uma plataforma que te oferece muitas oportunidades de de divulgação:

  • Vídeos mais longos
  • Lives
  • Criação de eventos
  • Os anúncios segmentados com públicos personalizados
  • E a automação no Messenger

Uma pesquisa mostrou que o Messenger juntamente com o WhatsApp aparecem entre os aplicativos mais usados no comércio do Brasil.

Uma outra Mídia Social que se destaca por aqui é o Pinterest. Eu a utilizo para divulgar minhas palestras e treinamentos pelo Brasil. Sempre que um cliente pede uma proposta de palestra, eu mostro a board lotada dos meus eventos.

Arquitetos, decoradores, restaurantes e até outros tipos de negócios como, loja de bike e construtoras, podem usar o Pinterest como um recurso visual.

Agora eu não posso esquecer do Twitter, a Mídia Social que me acompanha desde o final de 2008 e uma das minhas preferidas.

Em 2018 ela voltou a ganhar destaque devido as eleições. Na verdade, qualquer assunto que você esteja vendo na TV ou ouvindo no rádio, pode procurar no Twitter que é assunto. O contrário também acontece.

Para quem acha que não, o Twitter possui um painel de analytics super completo.

Eu concordo com alguns alunos e clientes que dizem não ser tão fácil ganhar seguidores por lá, mas você pode usar a Mídia Social para fazer pesquisas, descobrir assuntos e tudo mais.

Calma que ainda não acabou…

Quero finalizar esse post falando do LinkedIn e de como a Mídia Social ganhou destaque nos últimos anos e se mostrou fundamental para criar networking e encontrar clientes potenciais.

Como seu sou B2B – Business to Busineess – ou seja, vendo serviços para outras empresas, o LinkedIn me ajuda a encontrar gestores de outras empresas responsáveis de maneira direta pela contratação dos meus serviços.

Desta forma, a Mídia Social tem papel importante na criação de relacionamento e aproximação de hubs.

Se quiser me seguir por lá, é só clicar aqui.

Seja para se relacionar, atrair, divulgar ou vender, as Mídias Sociais são fundamentais para as micros e pequenas empresas que querem crescer e evoluir.

Precisa da minha ajuda para vender com a Internet e as Mídias Sociais? Então clique aqui e contrate minha consultoria.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

5 passos simples para ganhar dinheiro como Consultor de Marketing Digital

Veja como dar os primeiros passos para ganhar dinheiro como Consultor de Marketing Digital.

Cresça seu Instagram em até 21 dias com 7 técnicas infalíveis

Veja como crescer seu Instagram de forma exponencial com esse conteúdo.

A atitude mais cara e arriscada que eu já tomei

O que você faria se tivesse acabado de fechar as portas de um negócio e perdido dinheiro?