ArtigosBlog

A importância das Mídias Sociais para as Micros e Pequenas Empresas

By 11 de março de 2019 No Comments

Você que é dono de um pequeno negócio, seja ele para vender produto ou serviço, já parou para pensar que hoje é muito mais fácil DIVULGAR, ATRAIR e VENDER usando a internet e as Mídias Sociais?

Em 2002 eu vendia churrasquinhos na pracinha do meu bairro no famoso Espetão do Faustão. Faustão está lá até hoje, mas algumas coisas mudaram.

Naquela época nem o Orkut existia, pois o mesmo só foi criado no dia 24 de Janeiro de 2004. Ou seja, naquela época a divulgação pela internet se limitava ao MSN, MIRC e salas de bate papo.

Nem todo mundo tinha tempo e dinheiro para fazer um site, talvez um Flogão.

Isso quer dizer que para uma micro empresa e negócio de bairro, a divulgação se limitava ao boca a boca, panfletos, rádio poste e bike door.

17 anos depois, muuita coisa mudou e você precisa concordar comigo.

Além dos meios tradicionais que acabei de citar, hoje você tem as redes sociais como Instagram, YouTube, Facebook, Google Meu Negócio, Pinterest, Twitter, LinkedIn e muito mais.

Hoje também está muito mais fácil e barato criar um site. Esse mesmo blog que você está lendo foi feito no WordPress. Existem opções como Wix e até do próprio Google.

Com um celular em mãos é suficiente para que você comece a mostrar para o seu público os benefícios do seu serviço. Uma foto aqui e outra ali, o seu delicioso brigadeiro já estará no Instagram e no Facebook. Basta colocar um bom texto e começar a marcar os amigos.

Se eu fosse Corretor de Imóveis, teria um canal no YouTube e colocaria todos os meus imóveis lá dentro. Uma pesquisa mostrou que o consumo de vídeos por brasileiros cresceu 135% e a TV apenas 13%.

Se eu fosse Personal Trainer, Professor particular de aulas de Inglês, Advogado, Dentista… eu teria um canal no YouTube.

Caso você ache desnecessário criar um canal por lá, faça vídeos no Instagram e no Instagram Stories. Para mim é uma das melhores formar de divulgar o que você faz e atrair clientes para o seu negócio.

Por falar em Instagram, a rede social de Mark Zuckerberg tem mais de 1 bilhão de usuários em todo mundo e aqui no Brasil os números não param de crescer.

Pesquisa feita pela empresa Opinion Box, mostrou que 50% dos usuários entrevistados por eles já compraram um produto ou contrataram algum serviço que conheceu pelo Instagram.

Com a quantidade de recursos que o Instagram oferece, você que tem um pequeno negócio em qualquer área deve fazer um trabalho diário por lá. Se quiser se aprofundar mais no assunto é só clicar aqui.

Pequenos hacks que você pode fazer no Instagram e que dão super certo:

  • Postar fotos dos seus produtos
  • Fazer vídeos de até 1 minuto para o feed
  • Usar os stories para divulgar coisas que estão acontecendo em tempo real
  • Pedir para as pessoas comentarem nas fotos e entrarem em contato com você por direct
  • Colocar o link do WhatsApp na BIO
  • Usar os destaques para fixar o conteúdo

Essas ações certamente vão te ajudar a divulgar e vender, mesmo que você tenha poucos seguidores ou esteja começando agora. Experimente colocar em prática e depois volte aqui para me dizer quais foram os resultados que você teve.

“Mas André, e o Facebook? Eu devo continuar usando essa Mídia Social?” Eu recebo muitas perguntas iguais a essa e a minha resposta é SIM.

Mesmo que o alcance orgânico esteja cada vez mais baixo e difícil chegar ao seu público com os conteúdos postados, o Facebook é uma plataforma que te oferece muitas oportunidades de de divulgação:

  • Vídeos mais longos
  • Lives
  • Criação de eventos
  • Os anúncios segmentados com públicos personalizados
  • E a automação no Messenger

Uma pesquisa mostrou que o Messenger juntamente com o WhatsApp aparecem entre os aplicativos mais usados no comércio do Brasil.

Uma outra Mídia Social que se destaca por aqui é o Pinterest. Eu a utilizo para divulgar minhas palestras e treinamentos pelo Brasil. Sempre que um cliente pede uma proposta de palestra, eu mostro a board lotada dos meus eventos.

Arquitetos, decoradores, restaurantes e até outros tipos de negócios como, loja de bike e construtoras, podem usar o Pinterest como um recurso visual.

Agora eu não posso esquecer do Twitter, a Mídia Social que me acompanha desde o final de 2008 e uma das minhas preferidas.

Em 2018 ela voltou a ganhar destaque devido as eleições. Na verdade, qualquer assunto que você esteja vendo na TV ou ouvindo no rádio, pode procurar no Twitter que é assunto. O contrário também acontece.

Para quem acha que não, o Twitter possui um painel de analytics super completo.

Eu concordo com alguns alunos e clientes que dizem não ser tão fácil ganhar seguidores por lá, mas você pode usar a Mídia Social para fazer pesquisas, descobrir assuntos e tudo mais.

Calma que ainda não acabou…

Quero finalizar esse post falando do LinkedIn e de como a Mídia Social ganhou destaque nos últimos anos e se mostrou fundamental para criar networking e encontrar clientes potenciais.

Como seu sou B2B – Business to Busineess – ou seja, vendo serviços para outras empresas, o LinkedIn me ajuda a encontrar gestores de outras empresas responsáveis de maneira direta pela contratação dos meus serviços.

Desta forma, a Mídia Social tem papel importante na criação de relacionamento e aproximação de hubs.

Se quiser me seguir por lá, é só clicar aqui.

Seja para se relacionar, atrair, divulgar ou vender, as Mídias Sociais são fundamentais para as micros e pequenas empresas que querem crescer e evoluir.

Compartilhe
  • 2
    Shares
  • 2
    Shares
andremmkt

Sobre andremmkt

Deixe uma resposta

dezesseis − três =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016