Unimed Vitória, há 31 anos construindo relacionamentos

Há pouco mais de 30 anos mais uma Unimed nascia no Brasil – a Unimed Vitória. O sistema Unimed tem cerca de 380 cooperativas em todo Brasil e se consolidou no país por sua excelência em serviços de saúde. Neste período a empresa fortaleceu sua marca cada vez mais e atuou intensamente na mente dos capixabas através de campanhas criativas, ações promocionais e diversos outros esforços que, como resultado, mantiveram nos últimos 14 anos a marca Unimed Vitória em 1° lugar na pesquisa de Recall promovida pela Futura/A Gazeta. Como uma empresa de visão, a Unimed Vitória agora investe também em iniciativas na web e aposta nas ferramentas digitais. O Melhor do Marketing entrevistou Camila Carvalho e Carolina Castro, Coordenadora e Analista de marketing da Unimed, para um bate papo sobre comunicação, marketing e mercado.

O Melhor do Marketing: Esse ano a Unimed Vitória completa 31 anos. Conte pra gente, um pouco dessa história e também como é fazer parte durante mais de 14 anos da lembrança das pessoas como a Marca mais lembrada, segundo o Recall de A Gazeta.
Somos uma cooperativa fundada em 27 de agosto de 1979, e hoje uma referência dentre as Unimeds do país, justamente pelo trabalho desenvolvido durante esses quase 31 anos. Hoje fazem parte da Unimed Vitória cerca de 1200 colaboradores, 2200 médicos cooperados que atendem mais de 250 mil clientes. Acreditamos que um dos principais motivos desse sucesso seja a forca da marca Unimed, a solidez da empresa no mercado local e nacional, constantes investimentos de relacionamento com os nossos clientes e com a sociedade, atendimento, capacitação, modernas ferramentas de gestão e novas tecnologias. É todo um conjunto de ideias e de projetos desenvolvidos ao longo dos anos.

O Melhor do Marketing: Vocês participam e se envolvem em bastantes projetos sociais, como por exemplo, o Dr. Unimed, Mutirão da Saúde e além das parcerias sociais, como o Junior Achievement, Banco de Leite, dentre outros. Para a Unimed Vitória, o que significa essa participação e qual a responsabilidade de vocês nesses projetos?
Nós, da Unimed Vitória, queremos participar do desenvolvimento da sociedade, e sem dúvidas o apoio a projetos sociais é apenas uma das maneiras nas quais nós nos envolvemos, nós lidamos com a vida das pessoas e sem dúvida também é responsabilidade contribuir de alguma maneira com o seu desenvolvimento.

O Melhor do Marketing: A Unimed Vitória investe muito em ações promocionais, como foi esse verão na Bacutia em Guarapari e outras praias da Grande Vitória, por exemplo. Vocês acreditam que esse formato gera mais retorno pra marca?
wiki vivaO que as ações promocionais que realizamos geram para nós é uma proximidade maior com nossos clientes e sociedade em momentos fora do ambiente de consultório ou hospital. Nas ações é possível ter um feedback imediato do nosso trabalho. Durante algum tempo nossa maneira de marcar datas comemorativas era apenas com anúncios e sem interação com o público. De dois anos para cá, nesse novo modelo que adotamos, estamos presentes em quase todas as datas importantes na área de promoção à saúde em ações que estão alinhadas com a missão da Unimed, tanto online quanto offline.


O Melhor do Marketing: A partir de qual momento surgiu a ideia/necessidade do envolvimento da marca no ambiente digital e nas redes sociais?

todo mundo podeEssa necessidade já existia, porém precisávamos fazer as coisas na hora certa e no momento certo. Um exemplo disso foi a Campanha “Todo mundo pode” criada pela Agência MP Publicidade com o Rafael Cortez do CQC, na qual envolvemos todos os elementos de comunicação, como vts, outdoor, links patrocinados, hotsite e banners em sites com temas relacionados aos da campanha. Também em 2009 criamos o Wiki Viva para a campanha de 30 anos junto em parceria com a E-Brand, e em 2010, quando o Fluminense veio ao estado realizar sua pré-temporada, criamos a campanha: Sou Tricolor de Coração, com os criativos da MP, que criaram o mosaico tricolor, desenvolvido pela Labz.

O Melhor do Marketing: Quais são as novidades, e o que o público capixaba pode esperar de investimentos por parte da empresa ao longo de 2010?

Esse ano teremos um trabalho focado em nossa área comercial com uma nova campanha de vendas. Além disso, teremos ações pontuais no período da Copa do Mundo. Uma área no marketing que vem crescendo é a de Inteligência de Mercado, que é o setor responsável em desenvolver pesquisas de satisfação, mercado, recall de propaganda, produtos e específicas de algumas áreas da empresa. Com essas informações é feito todo um mapeamento e levantamento de diversas informações que norteiam as ações da empresa em diversos patamares.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital