Um novo mercado – o Marketing Verde

Um dos mercados de maior potencial neste século é o de produtos ecológicos voltados ao consumidor final.  Esse é um mercado ainda pouco ou quase nada explorado no Brasil e América do Sul, embora já seja uma realidade na União Européia e Oceania, onde a força e consciência ambiental dos consumidores já fazem parte da cidadania destes povos. No Brasil, quando se fala em produto ecológico, quase sempre vem à mente a idéia de artefatos elaborados artesanalmente com matérias-primas naturais ou, em âmbito empresarial, de equipamentos e sistemas para controle de emissão de poluentes, tratamento de efluentes e resíduos industriais. Contudo, para o consumidor final,  o conhecimento do que seja um produto ecológico comercial para seu uso ainda é algo distante

Produto ecológico é todo artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, de uso pessoal, alimentar, residencial, comercial, agrícola e industrial, seja não-poluente, nãotóxico, notadamente benéfico ao meio ambiente  e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável.

Dados de uma pesquisa do Ibope sobre o consumo no século XXI apontam que 63% dos brasileiros estão dispostos a mudar de estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e que 71% pagariam mais por produtos que não causem danos à natureza. Aliado a este estudo vem o crescimento consistente das vendas pela internet, cujo faturamento em 2010 chegou à casa dos 14,8 bilhões de reais, um crescimento de 40% em relação a 2009.O mercado de produtos ecológicos está apenas engatinhando no Brasil. Já há muitas e boas iniciativas, e acredita-se que estamos no caminho certo, apesar de ainda identificarmos alguns desafios, dentre os quais a moda ecológica ainda é uma desconhecida do grande público, que a compara com produtos sem charme e rústicos demais. Outro problema é o preço, pois como a matéria-prima e a produção ainda não estão amplamente difundidas, os custos são mais altos, encarecendo o preço final dos produtos.

A tendência geral dos produtos de consumo, de ser cada vez mais ecológicos e econômicos, parece que a idéia veio para ficar, tendo em vista o crescimento nas vendas de tais produtos.

Atualmente os consumidores preocupam-se cada vez mais com seu bem-estar e estendendo essa preocupação ao que o produto que consomem possa causar ao meio natural, as indústrias, em  busca do consumidor  neste  novo segmento de mercado, fez com que as mesmas busquem desenvolver novos produtos, em contrapartida, o anseio do consumidor fez com  que as empresas buscassem, através da melhoria de seus processos,  se tornassem mais competitivas.

As estatísticas mostram que cada vez mais consumidores apostam nos produtos ecológicos na hora de fazer compras, procurando etiquetas com certificação e encontrando cada vez mais alimentos nas estantes dos supermercados.

Estratégia de canais de distribuição do marketing  sobre os atributos do produto, principalmente  sobre os aspectos positivos em relação ao meio ambiente, e transmitir a imagem de organização relacionada com a defesa e preservação de valores ambientalmente corretos é um diferencial de posicionamento e competitividade, um objetivo para qualquer tipo de empresa e deve estar no centro do negócio.

Por meio da manutenção de uma consciência de melhoria contínua voltada para o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos a estratégia para estes produtos pode influenciar o comportamento dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas. Intensificar a divulgação desses produtos com o intuito de informar o consumidor sobre o que é um produto ecologicamente correto, suas principais características e atributos, de forma a impactar no comportamento usual do mesmo.

Por Murilo Cucolo

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital