A constante necessidade das organizações de estabelecer estratégias para conquista de mercados e de se criar relacionamento com seus públicos originou no termo que chamamos de transmarketing.
Podemos entender que transmarketing é a reunião dos objetivos do Marketing e das Relações Públicas.
Segundo Waldyr Gutierrez Fortes, em seu livro: Transmarketing: estratégias avançadas de Relações Públicas no campo do marketing”: o objetivo do marketing é voltado às estratégias de conquista de mercados, detectando, prognosticando, servindo e satisfazendo as necessidades do consumidor. Por sua vez, o objetivo de Relações Públicas é o relacionamento público das organizações.
O marketing, em sua essência, sempre terá a tarefa de vender alguma coisa, através da análise das necessidades dos seus consumidores.
Cabe ao profissional de marketing promover a criação, oferta e troca de produtos e valores entre consumidores, visando a satisfação das suas necessidades e desejos.
A atuação sinérgica de Relações Públicas e do Marketing vai favorecer e muito o consumidor pois as Relações públicas criam redes de relacionamentos e que vão embasar as ações do Marketing para a conquista de mercados.
E isso vem a convergir com meus posts anteriores, caros leitores: a regionalização de marcas, folkmarketing, Tryvertising, são alguns dos novos conceitos que visam estabelecer esse relacionamento duradouro entre organizações e consumidores.
Embora alguns dirigentes ainda não enxerguem essa conjunção como um fator positivo, é cada vez mais frequente essa busca pelo cliente por muitas organizações.
Você, caro leitor, tem algum exemplo de transmarketing na sua organização? Relate, participe, converse conosco! Deixe aqui nos comentários exemplos de empresas que utilizam esse formato ou se prefertir envie para os nossos canais de relacionamento #omelhordomkt
E quanto ao profissional de Relações Públicas no transmarketing?
Visite www.abordodacomunicacao.com.br e confira!
6 respostas
Muito bom texto Déa. De fato, sem essa integração entre as as áreas, as organizações não terão muito futuro. Uma boa perspectiva conciliatória que o professor Waldir destacou….
Grande beijo
Dann
Eu acho isso ótimo tanto para as organizações quanto para nós consumidores. Primeiro pq com um relacionamento mais constante as empresas poderão conhecer melhor seu público e com quem estão lidando e, consequentemente, os consumidores terão melhor suporte e melhor atendimento, afinal, o marketing precisa entender que o importante não é só vender.
Muito bom o texto!!
Sou responsável pelo departamento de Novos Negócios de uma empresa e o meu relacionamento com relações públicas é bem estreito. Isto permite que eu chegue até o cliente com o discurso muito bem alinhado com o da empresa.
Parabéns pelo artigo.
Abs,
Alexandre Silva
Olá Alexandre, seja muito bem vindo ao Melhor do Marketing. Sem dúvidas essa proximidade com o cliente facilita a linguagem e a percepção que devemos ter com cada um. E nesse artigo a Andrea sobre explorar muito bem esse conceito e o papel de cada profissional.
Abraços
Obrigada pelos comentários!
Embora esse termo não seja uma “novidade” ele se mostra bem atual por sentirmos cada vez mais a necessidade de nos integrar e assim fortalecermos a comunicação
Obrigado por esclarecer minha dúvida e por ter me ajudado na pesquisa do meu trabalho.
Um fraterno abraço.