ArtigosBlog

Tenho muitos seguidores nas Redes Sociais, mas eles não compram o que eu vendo. O que fazer?

By 27 de dezembro de 2018 No Comments
muitos-seguidores-nas-redes-sociais

Tenho muitos seguidores nas Redes Sociais, mas eles não compram o que eu vendo e ofereço para eles. O que eu realmente devo fazer?

Essa é a pergunta desesperada do profissional autônomo, profissional liberal, do dono de agência e do empreendedor que mais escuto em minhas palestras pelo Brasil e que também chegam por e-mail e por direct no Instagram.

Verdade seja dita: Ninguém aguenta mais essa história de seguidores que inflam nossas redes sociais, mas que 90% das vezes não compram nadica de nada.

Eu sei que tem um erro aí, mas a culpa na maioria das vezes é do próprio empresário que está mais preocupado com o números de seguidores e fãs, do que com o número de boletos pagos ao final de um mês.

Hoje em dia é muito fácil ter seguidores nas redes sociais. Você pode usar uma ferramenta de automação, como o Gerenciagram, por exemplo. Que fique bem claro que eu não vejo nada de errado e nem sou contra as ferramentas de automação, desde que usado de maneira estratégica e correta.

Algumas contas e perfis optam por comprar seguidores. E aqui pra mim está totalmente errado.

O primeiro e mais importante passo para realmente transformar fãs e seguidores em cliente$ reai$, é definir que tipo de público você quer atingir e conhecer intimamente as dores, desejos e necessidades desse público. Se você realmente fizer isso, as chances de que eles comprem o que você vende serão infinitamente maiores.

O que fazer para conhecer intimamente o seu público-alvo?

Vou te explicar de uma maneira bem simples, que talvez você nem acredite. Toda semana eu uso 3 dos recursos do Instagram para entender o que meus seguidores desejam e quais são suas maiores dificuldades e dores para que eu possa solucionar.

1 – Uso o recurso de PERGUNTAS

Que recurso poderoso o Instagram liberou para que a gente faça nos Stories. Sempre que o uso, recebo em média 45 a 50 perguntas. Faço sempre questão de responder todas e dependendo da pergunta ela pode virar um post aqui no blog como esse ou um vídeo para o meu canal do YouTube.

Perguntas-nos-Stories-do-Instagram

Como eu faço isso toda semana, quantas perguntas com dúvidas, dores e necessidades chegam até a mim em um mês? Agora multiplique isso por 3 meses e me diga se com esse recurso eu não consigo identificar o que realmente meu público deseja que eu compartilhe com ele?

O recurso está aí, então é só usar de maneira inteligente e estratégica.

2 – Uso o recurso de ENQUETES

Eu faço isso não apenas no Instagram, mas no Facebook e até no Twitter.

enquetes-no-Facebook  Enquetes-stories-do-Instagram

Diferente das PERGUNTAS, aqui é algo mais objetivo e direto. Ou seja, coloco duas escolhas – para Facebook e Instagram – e mais opções no caso do Twitter.

“André, mas e quando eu faço as enquetes apenas meu cunhado responde. O que eu faço?” Bom, você pode fazer duas coisas: Desistir na primeira ou continuar tentando. Se você optar por continuar tentando que é inclusive o que eu sugiro que você faça, tente mudar o conteúdo da pergunta e vá experimentando diferentes perguntas até encontrar uma forma que seus seguidores vão responder.

3 – Use o Feed do Instagram e peça para as pessoas comentarem.

Pode ser um vídeo ou uma publicação de foto normal, mas ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO do seu público por meio de conteúdos onde eles tenham o interesse de deixar um comentário.

Seus seguidores precisam sentir que a participação deles é importante. E você consegue demonstrar isso quando pede para que eles participem.

Perguntas-no-feed-do-Instagram

Veja que uma simples pergunta rendeu 72 comentários em um curto espaço de tempo. Se você tornar isso um hábito, imagine a quantidade de respostas você terá e como essas respostas poderão ser usadas para criar conteúdos, produtos e serviços customizados.

Observe que todas as dicas que dei aqui são simples e básicas. Mas posso te dizer de coração que se bem aplicadas elas serão poderosíssimas. Digo isso pois tudo o que eu acabei de compartilhar eu tenho feito comigo e com meus clientes de Consultoria em Marketing Digital e Mídias Sociais.

Gostou das dicas? Se você tiver algo para acrescentar ou alguma dúvida, deixe aí nos comentários.

Agora se você quer assistir um treinamento gratuito com 6 Passos para vender diariamente através das Mídias Sociais, clique aqui. 

Abraços

André Damasceno

Compartilhe
  • 3
    Shares
  • 3
    Shares
andremmkt

Sobre andremmkt

Deixe uma resposta

três + treze =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016