Regionalização de Marcas – criando relações com o consumidor

É cada vez mais evidente a preocupação das marcas e produtos em conhecer e se aproximar dos seus clientes com o objetivo de ganhar mercado. Para isso, estão sempre criando novas estratégias para atingir esses consumidores e uma delas é a regionalização de marcas.
O Nordeste, por estar em crescimento econômico constante, tem atraído grandes empresas dos mais diversos segmentos, que criam campanhas específicas para essa região, patrocinam festas típicas, além de elaborarem produtos que atendam a esse consumidor.

Um claro exemplo é o período junino, que é muito festejado na região nordeste e por consequência, tem atraído inúmeras empresas que estão de olho nesse “filão”. Nestlé, Sony, C&A, Riachuelo, Nova Schin, Skol , Boticário, além de patrocinarem esses eventos nas cidades onde os festejos são comemorados, criam produtos e ações específicas.

A Nestlé, por exemplo, desde 2004, criou a Regional Norte/Nordeste com o objetivo de criar um modelo de negócios e comunicação específicos para a região. Vários produtos já foram criados para atender esse consumidor, com destaque para o lançamento do biscoito Bono Canjica, edição limitada e exclusiva para região.

Além disso, instalou nos principais shoppings do Nordeste, a Cozinha Arretada Nestlé, quiosque com comidas típicas feitas com produtos da marca, além de brincadeiras e promoções.

O Boticário, por sua vez, aproveitou o São João para lançar o conjunto de sabonetes perfumados da linha Fun Arraiá, com fragrâncias de Pamonha e Pé de moleque, também com edição limitada e exclusiva para a região nordeste.

Vejo essa busca por diferenciação como uma oportunidade de conquistar um consumidor que, ao se identificar com a marca, passa a ter um relacionamento com ela e, com isso, torna-se um consumidor fiel da mesma.

E você, caro leitor, o que acha dessa estratégia. Conhece algum exemplo aí na sua cidade onde tenha acontecido uma ação específica para atender a sua região? deixe nos comentários ou envie para os nossos canais de relacionamento.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

5 respostas

  1. Andréa, suas colocações são pertinentes e verdadeiras…
    Deve ser demais a fragâmcia fun arraiá…rsrsrs.
    Mas o importante disso tudo, é a visão dessas empresas que tem um mercado em potencial, mas, não descuidam dos nichos existentes a serem descobertos…
    Foram oportunas e sábias suas considerações!

  2. Andréa minha amiga, parabéns pelo artigo!
    Com certeza as marcas precisam estar proximo e ciente das necessidades e peculiaridades de seu consumidor. E falando em regionalismo, um ótimo representante deste tema é o Prof. Severino Alves da Paraíba que trata muito bem o tema por meio do livro A festa Junina em Campina Grande, que trata deste comportamento que recebeu o nome de folkmarketing.
    Nós Relações Públicas aprendemos bem (estive nesta aula, kkk), a importancia cultural e sua influencia no comportamento do consumidor.
    Adorei o tema.Estamos aguardando mais!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital