É cada vez mais evidente a preocupação das marcas e produtos em conhecer e se aproximar dos seus clientes com o objetivo de ganhar mercado. Para isso, estão sempre criando novas estratégias para atingir esses consumidores e uma delas é a regionalização de marcas.
O Nordeste, por estar em crescimento econômico constante, tem atraído grandes empresas dos mais diversos segmentos, que criam campanhas específicas para essa região, patrocinam festas típicas, além de elaborarem produtos que atendam a esse consumidor.
Um claro exemplo é o período junino, que é muito festejado na região nordeste e por consequência, tem atraído inúmeras empresas que estão de olho nesse “filão”. Nestlé, Sony, C&A, Riachuelo, Nova Schin, Skol , Boticário, além de patrocinarem esses eventos nas cidades onde os festejos são comemorados, criam produtos e ações específicas.
A Nestlé, por exemplo, desde 2004, criou a Regional Norte/Nordeste com o objetivo de criar um modelo de negócios e comunicação específicos para a região. Vários produtos já foram criados para atender esse consumidor, com destaque para o lançamento do biscoito Bono Canjica, edição limitada e exclusiva para região.
Além disso, instalou nos principais shoppings do Nordeste, a Cozinha Arretada Nestlé, quiosque com comidas típicas feitas com produtos da marca, além de brincadeiras e promoções.
O Boticário, por sua vez, aproveitou o São João para lançar o conjunto de sabonetes perfumados da linha Fun Arraiá, com fragrâncias de Pamonha e Pé de moleque, também com edição limitada e exclusiva para a região nordeste.
Vejo essa busca por diferenciação como uma oportunidade de conquistar um consumidor que, ao se identificar com a marca, passa a ter um relacionamento com ela e, com isso, torna-se um consumidor fiel da mesma.
E você, caro leitor, o que acha dessa estratégia. Conhece algum exemplo aí na sua cidade onde tenha acontecido uma ação específica para atender a sua região? deixe nos comentários ou envie para os nossos canais de relacionamento.
5 respostas
Andrea,
Muito bom o texto. E eu acho uma estratégia fantástica das marcas que enxergam a oportunidade na regionalização dos produtos. Além de tudo, os consumidores se sentem prestigiados.
Abraços
Andréa, suas colocações são pertinentes e verdadeiras…
Deve ser demais a fragâmcia fun arraiá…rsrsrs.
Mas o importante disso tudo, é a visão dessas empresas que tem um mercado em potencial, mas, não descuidam dos nichos existentes a serem descobertos…
Foram oportunas e sábias suas considerações!
CORREÇÃO: fragância…
Segmentação e customização são uns dos segredos em mkt.
Abraço
@juliana__carla
Andréa minha amiga, parabéns pelo artigo!
Com certeza as marcas precisam estar proximo e ciente das necessidades e peculiaridades de seu consumidor. E falando em regionalismo, um ótimo representante deste tema é o Prof. Severino Alves da Paraíba que trata muito bem o tema por meio do livro A festa Junina em Campina Grande, que trata deste comportamento que recebeu o nome de folkmarketing.
Nós Relações Públicas aprendemos bem (estive nesta aula, kkk), a importancia cultural e sua influencia no comportamento do consumidor.
Adorei o tema.Estamos aguardando mais!!!