ArtigosBlog

3 Dicas Eficientes para Definir seu Público-Alvo nas Redes Sociais

By 9 de setembro de 2016 No Comments

Definir o público-alvo é uma das principais tarefas na hora de desenvolver o seu planejamento de mídias sociais. Em meus treinamentos e palestras pelo Brasil costumo compartilhar a seguinte frase: “Para produzir conteúdo de excelência nas redes sociais, você precisa conhecer intimamente o ser humano com quem você quer fazer negócios.”

Aqui dentro do Melhor do Marketing nós temos um modelo chamado Social Media Maps. Trata-se de um mapa com 5 etapas de como construir/estruturar um planejamento de mídias sociais.

Esse mapa possui 5 etapas: Diagnóstico social, Benchmarketing digital, Público-alvo, Curadoria de conteúdo e Monitoramento e métricas. O post de hoje será sobre à importância de conhecer o seu público antes de produzir conteúdo ou iniciar qualquer campanha nas mídias sociais.

Não é possível começar qualquer consultoria ou projeto sem antes identificar pontos importantes sobre o seu público. Por isso, preste muita atenção nos próximos parágrafos pois os mesmos trarão dicas fundamentais para lhe ajudar nessa importante etapa. Ao final desse post, tem um vídeo que vai te ajudar a entender  melhor o público-alvo dentro desse processo. Assista ele também.

1 – Faça o exercício de PERSONA

A primeira vez que tive contato com a ferramenta de PERSONA foi em 2012 no curso de Design Thinking. A partir disso adotei a ferramenta para todas as atividades envolvidas de público-alvo. Hoje já existem diversas adaptações para a aplicação da mesma. Nós mesmos adicionamos mais perguntas e mudamos algumas de acordo com o objetivo do nosso cliente.

Separe uma folha de cartolina, alguns post-its e canetinhas. Se você é um consultor, a experiência ao realizar esse procedimento com o seu cliente é fantástica. Se você tem uma empresa, chame os colaboradores para participarem.

caderno-de-ferramentas

2 – Utilize o Facebook audience insights

Talvez você já tenha ouvido falar no Facebook audience insights, ferramenta que o Facebook disponibiliza gratuitamente e que com ela você consegue descobrir informações relevantes sobre o seu público.

Você pode acessar a ferramenta no link https://www.facebook.com/ads/audience-insights/ e começar a fazer os primeiros testes. Não faço meus anúncios sem antes consultá-la. Com ela posso ter diversas ideias sobre conteúdo para explorar junto ao meu público-alvo.

Você pode escolher a localização, idade, sexo, interesses e alguns outros filtros importantes. Basta ir preenchendo cada campo em branco para que o Facebook lhe dê informações do público que você esteja pesquisando.

3 – Tenha o GA e o Navegg Analytics em seu site/blog

Se você possui um site ou blog é fundamental ter ferramentas de mensuração. Eu particularmente não conheço ferramentas melhores do que o Google Analytics e o Navegg.

Não sou especialista em GA, mas sei que a ferramenta do Google possui enormes vantagens na hora de extrair informações do público que visita o seu site. Em uma campanha de social media e marketing digital precisamos ter as melhores ferramentas ao nosso alcance.

Um pouco mais…

Se quiser entender um pouco mais sobre público-alvo, assista esse vídeo abaixo.

 

Compartilhe
  • 5
    Shares
  • 5
    Shares
andremmkt

Sobre andremmkt

Deixe uma resposta

15 − 8 =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016