ArtigosBlog

Parcerias estratégicas, o que é e como fazer?

By 3 de março de 2010 9 Comments

Entender que ninguém faz sucesso sozinho é um grande passo para o sucesso de qualquer empresa. O velho ditado “nenhum homem é uma ilha” é a mais pura verdade, uma prova disso é que uma empresa de sucesso tem milhares de funcionários, do presidente ao faxineiro, cada um tem o seu papel e a sua importância para o sucesso; em uma agência de propaganda não é diferente.

Raramente você vê uma empresa começar com apenas uma pessoa. Toda a empresa começa de um sonho, mas esse sonho é sempre compartilhado com outros, que acreditam e começam a empreitada.

Agências devem ter sempre ao seu lado parceiros de confiança e profissionais para oferecer o melhor a seus clientes. Existem diversos parceiros que podem ao lado da agência montar estratégias “matadoras” para as marcas com o objetivo de atingir os consumidores, e claro, trazer o maior retorno sobre o investimento possível; por exemplo, na mídia online, o Brasil tem várias empresas que representam sites de vários segmentos e regiões. Essas empresas auxiliam os profissionais nos planos de mídia, não apenas apresentando seu portfólio de produtos, mas auxiliando na estratégia e negociações. Como ex-mídia posso dizer que empresas desse porte, quando sérias e parceiras, são extremante importante, pois na correria que é agência, ter um aliado desses é realmente muito importante.

Para os planners digitais (o qual me enquadro) há empresas de Adserver que são muito importantes na mensuração de resultados. Empresas de Adserver, tradicionalmente são conhecidas por mensuração de banners em sites, na verdade são mais usadas, entretanto para nós, planners, elas são fundamentais, pois existem muitas empresas que trazem resultados de comportamento do consumidor mais detalhados que o excelente Google Analytics, aliás, fica aqui a dica para usar mais os recursos dos Adservers em sites ou hot-site, e claro, medir 100% das páginas e não apenas a home ou a loja virtual por exemplo.

caderno-de-ferramentas

Mas no mercado de agências, há muito mais do que empresas de mídia ou Adservers que podem, aliás, devem ser parceiros. Para a criação, as vezes, ter um parceiro de fotos para layouts é um diferencial para inspirar e ajudar a criação, ter parceiros de softwares para a tecnologia ou sistemas de empresas para gerenciamentos de projetos, enfim, existe um grande leque de possibilidades para serem escolhidas.

Recentemente, em minha nova agência eu fiz uma parceria estratégica extremamente interessante com uma empresa nas áreas comercial e de conteúdo. A nossa parceria não envolve nenhum tipo de investimento financeiro no momento, são duas frentes de empresas complementares. Uma empresa vai gerar negócios para a outra. Vamos contratar a empresa deles para desenvolver conteúdo para meus clientes e eles trarão novos clientes para nós criarmos o planejamento estratégico digital deles. O resultado disso só saberemos daqui um ou dois meses, mas tem tudo para dar certo!

Estou dividindo essa experiência com vocês, amigos leitores, para mostrar que parcerias estratégicas visam claro, o lucro, mas que investimentos financeiros iniciais nem sempre são necessários, o necessário é confiança mútua, é trabalhar com pessoas honestas e comprometidas com resultados. É sentar para conversar, jogar limpo desde o começo, fazer um contrato entre as partes – mesmo que a confiança seja 100% colocar tudo no papel, preto no branco nunca é demais – e começar a trabalhar.

Parcerias estratégicas não só podem, como devem ser diferenciais competitivo para empresas. Uma boa parceria é sinal de ideias inovadoras, de credibilidade no negócio. Por exemplo, se você fará uma campanha de Mobile Marketing e contrata uma empresa de um cara que é considerado um especialista da área, o cliente já vê sua campanha com outros olhos ou se você é um veículo e apresenta como seu parceiro um Adserver de renome é natural que as agências o recebam de uma outra forma, não que agências sem parcerias sejam recebidas como amadoras, não é nada disso, e nem que fazer parcerias a partir de agora sejam exigência do mercado, o que quero passar nesse texto é que ter parceiros em muitos casos é de grande ajuda nas execuções, mesmo que sejam parceiros considerados concorrentes, como por exemplo, um agência digital contratando outra para atender a uma demanda do cliente, se a parceria for séria, os resultados aparecem. Tenha certeza disso.

Compartilhe
  • 4
    Shares
  • 4
    Shares
andremmkt

Sobre andremmkt

9 Comentários

  • Bom dia Felipe,

    A matéria está ótima!
    Fiz a divulgação em meu blog.Dá uma olhadinha!

    oqueebomnaweb.blogspot.com

    Abraços

  • elma disse:

    muito interessante seus comentários e informações.Hoje minha empresa esta em um momento de grandes mudanças e buscando nesta linha de parcerias o crescimento mais sólido e rápido .Já temos alguns importantes parceiros como a Requinte decorações,Icon eletros,granitaria Paraibuna,JR Madeiras ,MMartan,etc ,mas nenhum ainda na área construção ou de publicidade por exemplo…

    Elma Vieira

  • Boa noite a todos!
    Muito interessante este artigo no momento em que todos nos estamos buscando cada vez mais os melhores projetos, as melhores ideias, os melhores clientes e as melhores equipes. Por isso, acredito muito em parcerias a longo prazo, e por isso, deixo a disposição a empresa que trabalho no ramo web! Abraços!

  • Olá Thiago, o artigo do Felipe retrata muito bom isso, sem dúvidas a cadeia global é formada pela parceria sólida e a construção de novos pilares.
    Assim como você tb colocamos o melhor do marketing a disposição para o desenvolvimento de novas parcerias.
    Abraços

  • Matéria exelente, Estamos a tres meses no ar, vamos iniciar o processo de busca por parcerias e a sua matéria nos incentivou bastante por esta busca …
    Valeuuu….

  • Recomendada por um amigo abri o site pois estou procurando uma parceria estratégica. Na verdade não sei se enquadaria dentro da minha empresa. A partir da sua matéria estou compreendendo melhor e talvez encontr agora o camihno para encontrar uma parceria que ajude no crescimento do meu negócio.
    Talvez eu precise de uma consultoria.

  • Flavio Calzolari disse:

    Bom Dia !
    Em primeiro lugar queremos cumprimentar pelo excelente site-portal ,leve e bem informativo.
    Em junho do ano passado entrei também para este seleto grupo da terceira idade fazendo 60 anos e estou feliz por isso.
    É inegável o crescimento , a projeção e cada mais jovem e saudável a terceira idade no Brasil.Nunca foram tão jovens,nunca viajaram tanto e nunca foram tão estáveis financeiramente.Atualmente chamado também de Mercado Grisalho devido ao poder econômico e investimento.
    Somos uma Imobiliária em Calda Novas ,Goiás,e atendemos o grande fluxo todo fim de semana de que vem curtir a aguas thermais e com propriedades medicinais de nossa região.
    Caldas Novas é o maior complexo de águas thermais de lazer do mundo,com quase 100 mil habitantes e dobra a população todo final de semana com milhares de turistas de Brasília ,Anápolis,Goiânia,Uberaba ,paulistanos.Grande parte dos que compram lotes,casas,apartamentos,chácaras aqui são em média de 55 a 70 anos.
    Gostaríamos de ter mais informações de como anunciar com vocês e quem sabe fazermos uma parceria com base e captação de clientes.

    Sem mais para o momento,agradeço antecipadamente.

    Flavio Calzolari
    http://www.relsonimoveis.com.br

  • Roseli disse:

    Eu preciso entender melhor, tudo isso, trabalho com turismo rural e passeio de um dia na fazenda..más para fazer parceria tenho que entender qual a melhor forma de divulgação, quase tudo eu já fiz, resultado zero….gastos que até me prejudicaram…e agora para melhorar tudo isso o que fazer?

  • Genisson Pinheiro disse:

    Muito bom, gostei muito do conteúdo, bastante informativo e de fácil compreensão. http://jjogosonline.com/

Deixe uma resposta

nove + 5 =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016