Campanhas on e off são mais efetivas

Em 2008, no evento do SMX Brasil eu já tinha ouvido vários palestrantes dizerem que as campanhas 360º seriam as com mais efeito para as marcas, pois conseguiriam atingir uma gama maior de pessoas em várias mídias; entretanto, por mais óbvio que isso possa parecer, nem sempre ações 360o são usados em estratégias de comunicação.

Muito se discute a divisão on e off. Será que ela realmente existe? Sim, ainda existe tanto na visão do consumidor, como das marcas e do mercado, se não fosse assim, não existiriam agências digitais e tradicionais, mas essa é uma outra discussão.

Esse tipo de ação, na minha opinião, é muito válida, pois ela não aumenta a audiência do site simplesmente, ela aumenta a audiência qualificada, que é o que realmente importa para uma marca. Esqueça pageviews como métricas e se concentre em performance do site, resultados e conversão. Se você é planner então, tenha isso como mantra diário nas suas ações.

Quando uma pessoa é impactada por uma mensagem, nós publicitários, esperamos que essa mensagem gere um interesse na marca ou produto; esse interesse precisa ser convertido em uma ação de conhecimento mais profundo. É a famosa teoria do AIDA (Ação, Interesse, Desejo e Ação). Para não estender muito, ficamos apenas no AI – Ação e Interesse.

O consumidor, há tempos, já entendeu que conhecimento profundo (interesse) só é possível conseguir no site, mesmo que algumas marcas ainda não tenham se atentado a isso. O consumidor sabe que na TV ele vai ter um impacto rápido de 30 segundos e que dificilmente verá um enorme texto em um anúncio na revista, mas que no site da marca encontrará, ou deveria encontrar, tudo o que ele precisa saber sobre um produto que lhe despertou interesse em saber mais. Desse conhecimento é que ele pula para o estágio de Desejo e depois para Ação.

Um case interessante de mídia on e off trabalhando juntas é a ação “Expedição Citroen Aircross”. O caminho aqui foi o inverso. A ação começou na web e vai ter seu final na TV. Basicamente, a Citroen convidou 13 pessoas para, durante 30 dias, percorrer 3 mil quilômetros pelo Brasil.

Todo o passeio foi documentado em um site da ação www.expedicaocitroen.com.br onde os participantes tinham um blog para escrever as experiências, uso de vídeos, fotos para ilustrar onde a expedição passava. Os usuários podia acompanhar a expedição pelas Redes Sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e Orkut.Além disso, o site conta com patrocinadores da expedição. O final da ação será um programa no canal a cabo Multishow.

Não tenho o número de acessos ao site, mas o Facebook e Twitter tem somados cerca de 600 fãs/seguidores. Para alguns, pode ser um número baixo, mas na minha opinião, é um número de potenciais compradores e fãs do carro, onde a taxa de conversão pode ser maior do que outras ações.

Acredito que essa ação será um sucesso e é muito bom ver como as marcas conseguem trabalhar o on e off de maneira igual, dando pesos iguais. Que continuemos nesse caminho!

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

  1. Excelente texto, Felipe. Eu acredito que os mundos estejam se unindo, pois as ações feitas em um- por multado vezes, remetem ao outro, e isso está acontecendo com uma maior naturalidade a cada ação que vemos.

    Antes de ler seu texto publiquei no Blog da minha empresa um post do mesmo assunto, mas direcionado à ampliação dos limites físicos da empresa (http://wp.me/p1EGku-1b).

    Um abraço.

    Rafael Colombo
    CEO e Fundador da Hamik Social Media

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital