O uso das emoções no marketing – Case: Parmalat

Quem não se lembra do comercial com os bichinhos da Parmalat? “O elefante é fã de Parmalat. O porco cor de rosa e o macaco também são..”

O sucesso dessa campanha foi tão grande que, onze anos depois, o comercial voltou com os mamíferos maiores:

E ao que se atribui esse sucesso tão grande que até hoje é lembrado? A emoção que é despertada. É o marketing emocional.

O marketing emocional é a capacidade de emocionar de forma contínua seus CONSUMIDORES, pela renovação incremental da proposta de valor básica:  dramatizar e facilitar o relacionamento entre as pessoas; solução para o desgaste das receitas tradicionais de marketing, e promove visualizar os consumidores , não como uma entidade econômica, mas sim como pessoas de carne e osso e especialmente sentimentos.

Toda experiência do consumidor estimula emoções que podem ser positivas ou negativas. Cabe as empresas tentarem proporcionar aos clientes as melhores emoções possíveis.

Liam Fahey, criardo da Emotion Mining Company, defende que é possível tratar, medir e alavancar emoções e está construindo, ao lado de Thomas Snyder, um banco de dados de emoções dos consumidores baseado na web e em métodos de análise que destacam o papel que as emoções exercem em definir e motivar a experiência do consumidor. Eles afirmam que também podem desconstruir as experiências emocionais do consumidor.

“Uma necessidade emocional não satisfeita indica uma oportunidade de marketing.” Fahey

Você, caro leitor, acredita nisto? Lembra de alguma marca que use desses estímulos? Deixe nos comentários ou envie para nós através das redes sociais com a hashtag #omelhordomkt

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital