O papel do assessor de imprensa no Branding

No artigo intitulado “Branding x Vendas”, eu comentei sobre a importância de manter um relacionamento ativo com os Stakeholders (aqueles que possuem interesse no seu negócio). Neste artigo vamos nos aprofundar um pouquinho neste tema.
Utilizando como exemplo o contador e o advogado (podemos englobar todos os prestadores de serviços), quem são as pessoas que possuem interesse no serviço destes profissionais? Sem pensar muito, já podemos definir algumas, como os pequenos empresários, diretores financeiros, controllers, diretores jurídicos etc.

E agora vem outra pergunta: Como alcançar estas pessoas interessadas?

Existem várias; Mas hoje vamos abordar o papel do assessor de imprensa neste cenário. A princípio, devemos deixar claro que ligações prospectivas são válidas, entretanto, a chance de você conseguir falar diretamente com o profissional que decide a contratação do seu serviço é pequena. Provavelmente, a recepcionista irá te atender e passar um e-mail para fazer o primeiro contato (quem já fez ligações prospectivas sabe bem do que eu estou falando). Vale destacar que na sua imensa maioria, este e-mail não será visto pela pessoa responsável. Abaixo alguns dos motivos para acreditar nesta afirmação:

– A empresa pode ter algum profissional que já realiza está tarefa;
– A recepcionista atende, pelo menos, três ligações diárias de profissionais de serviços oferencendo seu trabalho. Se ela passar todos estes contatos para o profissional contratante, o mesmo não conseguirá realizar suas tarefas diárias.
– O profissional contratante pode estar preocupado com outras tarefas e nem ler seu e-mail;
– A caixa de entrada, normalmente, apresenta diariamente dezenas de e-mails de profissionais oferecendo serviço. Ninguém lê todos.
Enfim, rapidamente eu consegui enumerar 4 razões para o seu contato não ser satisfatório. Se for fazer contato telefônico, já faça sabendo que o resulado será mínimo (depender da sorte no atual cenário mercadológico não é inteligente).

Agora voltando a abordar assunto central do artigo (o papel do assessor de imprensa no branding), o profissional de assessoria de imprensa tem a missão primordial de gerenciar a marca da empresa no mercado, através de ações nos meios de comunicação de acordo com a necessidade do cliente.
Principais benefícios de contratar uma assessoria de imprensa para a sua empresa de serviço:

– Publicação de releases (comunicados) da sua empresa em sites, jornais e revistas de interesse do seu público-alvo.
– Participação em entrevistas em jornais, rádios, televisão, revistas, internet etc.
– Gerenciamento da sua marca com os stakeholders;
– Administração de crises;
– Divulgação de ações sociais desenvolvidas pela sua empresa;
– Auxilio em eventos.

O profissional de Marketing da sua empresa será o responsável pelo relacionamento com a assessoria, e também definirá e enviará as pautas a serem divulgadas.

O investimento para contratar uma assessoria de imprensa varia de acordo com o tamanho da sua empresa e a reputação da assessoria contratada. De ante-mão, já posso lhe adiantar que o custo x benefício é excelente.
Sendo bem objetivo, podemos afirmar com clareza que é muito mais fácil atingir um diretor com uma matéria publicada no jornal do que ligando para ele. Nenhum diretor que se preze irá atender e dar a devida atenção a uma ligação de uma pessoa desconhecida. A época do telemarketing já passou faz tempo; Atualmente, ele só serve para cobranças.

Para uma empresa prosperar no mercado é necessário estar atualizado e de olho nas tendências mercadológicas. A cada novo dia, está missão fica mais difícil.

Consulte um especialista no assunto ou entre em contato com uma assessoria de imprensa.
Sua empresa agradece.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital