fbpx

Marketing digital: o que é e como funciona?

marketing digital

De fato, o mundo mudou profundamente em poucas décadas. Cada linha de negócios foi impactada pela Web 2.0. Desde então, o marketing digital tem tomado um lugar cada vez mais importante dentro das empresas, sejam elas pequenas ou grandes, de produto ou serviço. Mas você sabe o que isso significa?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o marketing digital, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o marketing digital?

Em suma, marketing digital refere-se a todas as técnicas de marketing aplicadas em canais e mídias digitais. Com a crescente digitalização do ambiente, o marketing digital se tornou uma obrigação nas decisões estratégicas da empresa. 

Com o avanço das tecnologias, o escopo do marketing digital continua a evoluir e se expandir. Portanto, é fundamental estar sempre adquirindo novos conhecimentos sobre o mercado.

3 boas razões para fazer marketing digital

Todo mundo faz isso, mas por quê? Muitas empresas embarcaram nele sem realmente entender tudo o que esse conceito pode trazer. Dessa forma, antes de começar, entenda por que é importante para você fazê-lo.

Aquisição de novos clientes e retenção de clientes atuais

marketing digital favorece uma estratégia de push, ou seja, empurra o produto sob o nariz do seu alvo. Ao utilizar os diversos meios disponíveis, como as redes sociais, a marca é facilmente encontrada pelo seu alvo. 

Assim, aumenta sua taxa de aquisição de novos clientes. Ao também se comunicar constantemente sobre a marca e implementar uma estratégia de fidelidade, o marketing digital promete reter seus clientes atuais até que eles se tornem embaixadores da sua marca.

Promoção de seus produtos e serviços

Um dos objetivos do marketing digital é promover melhor seus produtos e serviços. Nas redes sociais, por e-mail ou por meio de um site, todos os meios são bons para gerar vendas, transformando cada visita em uma possível compra.

O desenvolvimento da reputação e da imagem da marca

marketing digital também permite que você promova sua marca, produto ou serviço e fortaleça seu posicionamento na mente do seu público-alvo.

Como funciona o marketing digital?

Muitas técnicas são utilizadas pelo profissional de marketing para atingir sua meta e atingir seus objetivos.

SEO

Você, sem dúvida, conhece o Google. O Google é um mecanismo de busca como Yahoo ou Bing. Um mecanismo de busca oferece conteúdo de sites diferentes de acordo com sua solicitação.

Search Engine Optimization e Search Engine Advertizing são técnicas dedicadas exclusivamente aos mecanismos de busca.

A primeira permite, de forma natural, aparecer nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. E quanto mais você conhece as melhores práticas de SEO, maior a probabilidade de aparecer na primeira página de resultados. Isso é importante porque a maioria dos usuários para na primeira página de resultados.

A publicidade no mecanismo de busca é uma técnica para aparecer a todo custo na primeira página. E a expressão foi bem escolhida porque, de fato, essa técnica compensa. Basta comprar palavras-chave com o Google Ads.

E-mail

De fato, o e-mail consiste no envio de e-mails. Tão simples quanto isso. O princípio aqui é manter o relacionamento com o visitante do seu site. Existem outras formas e mais avançadas de estratégias de e-mail, criando automações, funil de vendas e fazendo segmentações poderosas.

No entanto, é importante não cair em abuso. Em suma, os destinatários ficam chateados com e-mails indesejados e isso pode prejudicar sua reputação.

SMO

A Otimização de Mídia Social consiste em aumentar sua conscientização nas mídias sociais. Para isso, é bastante óbvio: você precisa usar as redes sociais. Mas não de qualquer maneira. Cada rede social tem sua característica e seu universo. 

Por exemplo, o LinkedIn é profissional enquanto o Facebook é mais amigável. Assim, o profissional de marketing optará por abrir uma conta em uma rede social onde seu público-alvo se encontra.

Também é importante oferecer conteúdo que possa criar engajamento com clientes e prospects. Graças a esse uso de blogs, canais de vídeo e redes sociais, a empresa poderá criar uma comunidade real em torno da marca.

Marketing móvel

Cada vez menos pessoas estão se conectando à Internet via computador.

Graças ao smartphone, estamos constantemente conectados. O marketing digital se adaptou a esse novo hábito e oferece conteúdo adaptável às mídias móveis.

Conclusão

Em conclusão, o marketing digital se impôs a todas as empresas, independentemente de seus setores e tamanhos. Isso ajuda a criar e manter o relacionamento com o cliente e o cliente potencial.

De fato, graças à análise na web que reúne todas as ferramentas para ter o máximo de informações sobre o cliente, o profissional de marketing conhece melhor seu público e, assim, pode refinar constantemente sua oferta para melhor atender às suas expectativas.

marketing digital também é popular por sua taxa de investimento e retorno sobre o investimento. É possível ver claramente para onde seu dinheiro está indo e como ele ajudou a melhorar seu volume de negócios.

Gostou de saber mais sobre o marketing digital? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Fiz uma seleção de 3 artigos que você poderá gostar:

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Google Meu Negócio: o que é e como funciona?

Veja como se destacar no Google Meu negócio com esse passo a passo prático e simples

6 estudos de caso da Academia de Consultoria que você precisa conhecer

Estudos de caso da Academia de Consultoria PRO para que você possa se inspirar

Como ganhar dinheiro na internet com consultorias

Já pensou em ganhar dinheiro com a internet ajudando outras pessoas por meio da sua Consultoria?