fbpx

Google Meu Negócio: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar do Google Meu Negócio, mas antes de experimentá-lo gostaria de saber o que é? Em suma, com o Google Meu Negócio, você pode criar uma página para sua empresa no Google e melhorar muito sua visibilidade, tanto on-line quanto off-line.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o Google Meu Negócio, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio (GMB) é uma ferramenta com a qual você pode gerenciar e otimizar o perfil da sua empresa ou atividade profissional no Google.

Quando um consumidor pesquisa seus produtos / serviços no Google ou até pesquisa termos relacionados à sua empresa, você precisa se certificar de que a página contém todas as informações necessárias para que um usuário visite, faça uma compra ou entre em contato com sua empresa.

Graças ao GMB, na verdade, você pode:

  • Interagir mais facilmente com os usuários;
  • Fornecer informações cruciais sobre sua empresa, como horário de funcionamento, número de telefone e muito mais;
  • Permitir que o público obtenha facilmente as direções para sua localização;
  • Promover notícias e eventos corporativos;
  • Adicionar fotos da sua empresa.

Para os usuários, bem como para as empresas, o Google Meu Negócio é uma mídia de propriedade inestimável para o marketing local, mas nem sempre totalmente explorada pelas empresas.

Como funciona o Google Meu Negócio e quais são os custos?

Google Meu Negócio é gratuito, não há custos de registro. Você pode acessar e atualizar sua página em qualquer lugar graças ao aplicativo gratuito, disponível para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS.

Como criar um perfil no Google Meu Negócio?

Aqui estão as etapas a seguir para criar um perfil no Google Meu Negócio para sua empresa:

1) Registre-se ou use uma conta do Gmail

De fato, a primeira etapa para criar um perfil no Google Meu Negócio é registrar ou usar uma conta do Gmail que você já possui. Vale lembrar que você poderá criar um novo e-mail em alguns segundos.

Dessa forma, se você já tiver um, basta abrir a caixa do Google aplicativos em seu PC. Você verá uma longa lista de serviços pertencentes ao gigante Americana, incluindo YouTube, Drive, Maps e, precisamente, Meu Negócio.

2) Insira suas informações comerciais

Em suma, esta é a segunda etapa na criação do seu Google Meu Negócio. Depois de se registrar ou fazer login em sua conta, você precisará adicionar informações importantes sobre sua empresa:

  • Primeiro nome;
  • Endereço;
  • Número de telefone;
  • Tempo de abertura;
  • Setor de referência

Considere inserir imagens de sua loja física ou de seus produtos e serviços, para que os usuários sejam incentivados a aprender mais. 

Por exemplo, se você for um restaurante, pode postar fotos de seus melhores pratos. Se você é um designer gráfico freelancer, pode fazer upload de imagens de seu trabalho.

Todas essas informações ajudam seus clientes a se conectar com sua empresa.

3) Verifique sua conta 

Verificar sua conta é outra etapa crítica ao se inscrever no Google Meu Negócio. Depois de verificar todas as suas informações, agora é a hora de provar ao Google que você realmente é o proprietário da empresa.

Você pode verificar sua conta por e-mail, correio, telefone ou Google Search Console. Para uma verificação rápida, use o Google Search Console. Essa opção, no entanto, só funciona se você já “conectou” seu site ao Google Search Console.

Se você optar por verificar sua empresa por correio, e-mail ou telefone, o Google enviará a você um código de verificação. Depois de recebê-lo, insira-o no Google Meu Negócio

Para verificação pelo correio, você receberá um cartão postal com o código em até 14 dias após o envio de sua solicitação.

Se você é um(a) Consultor(a) de Marketing Digital é fundamental ter uma conta no Google para que seus clientes possam deixar avaliações.

4) Atualize constantemente sua página

Embora você possa ter verificado e criado sua conta do Google Meu Negócio, é vital que sua agência ou equipe de marketing digital continue a otimizá-la. Se alguma coisa em seu negócio mudar, como horário, locais ou serviços, atualize sua conta imediatamente.

De fato, a gestão das avaliações é um componente essencial para a gestão adequada de um perfil do Meu Negócio. Um membro da equipe deve monitorar o feedback todos os dias, respondendo a perguntas e comentários de usuários.

Google Meu Negócio

Como essa estratégia pode afetar o SEO

Em suma, o Google Meu Negócio pode ajudar a melhorar o SEO? Sim, pelo menos localmente, pode ajudar de várias maneiras.

De fato, um perfil verificado e otimizado do Google Meu Negócio tem uma chance melhor de aparecer nos três primeiros resultados de uma pesquisa local. Além disso, pode ajudar indiretamente a melhorar a classificação do seu site.

Ele pode fazer isso direcionando o tráfego para o seu site e fornecendo evidências diretas da popularidade de uma empresa em virtude da qualidade e quantidade de comentários lá.

Gostou de saber mais sobre o Google Meu Negócio? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Google Meu Negócio: o que é e como funciona?

Veja como se destacar no Google Meu negócio com esse passo a passo prático e simples

6 estudos de caso da Academia de Consultoria que você precisa conhecer

Estudos de caso da Academia de Consultoria PRO para que você possa se inspirar

Como ganhar dinheiro na internet com consultorias

Já pensou em ganhar dinheiro com a internet ajudando outras pessoas por meio da sua Consultoria?