fbpx

Consultoria de marketing digital: estratégias eficientes para captar cliente

consultoria de marketing digital

Se você quer mostrar que é um bom consultor e que prestando o serviço de consultoria de marketing digital pode realmente alavancar as vendas e a presença on-line do seu cliente no ambiente digital, o primeiro passo é mostrar que você sabe fazer isso com você mesmo nas redes.

Quando me perguntam quais são as estratégias mais eficientes para captar clientes no segmento de consultoria de marketing digital eu sempre digo que é aplicando parte do que você utiliza com o cliente em você mesmo como profissional. Fazendo com que sua mensagem chegue ao maior número possível de pessoas e investindo na conversão de leads.

“Mas com eu vou fazer isso?” Qual a sua primeira dica ou intervenção quando se depara com um cliente que não está na internet ou a sua presença nela é rasa e não gera envolvimento? É preciso aumentar a autoridade da empresa. Com você a regra é a mesma.

Estratégias eficientes para captar clientes para sua consultoria de marketing digital

Esteja on-line e gere autoridade

Da mesma forma que seus clientes precisam estar na internet para atrair mais clientes, você também. Mas mais do que estar na internet, é preciso saber fazer isso de maneira adequada.

Sobre estar na internet, você pode tanto criar uma rede social específica como Facebook ou Instagram, ou um site institucional, por exemplo.

Mas o ideal é que você tenha uma rede social e um site. Assim, você pode tanto mostrar o seu trabalho de maneira mais profissional, como um portfólio digital mesmo e nas redes sociais como Instagram, manter um relacionamento mais próximo com seus leitores, trazendo dicas e afins, algo informal, mas com o objetivo de aproximar-se dos seus potenciais clientes.

Mas por que a autoridade on-line é tão importante?

Como consultores de marketing digital, atendemos clientes que não estamos necessariamente geograficamente na mesma localidade que nós e essa troca inclusive é muito importante e enriquecedora.

Mas com você espera que esses clientes cheguem até você? Justamente por meio da internet e do bom posicionamento na mesma.

Veja um exemplo simples do uso da autoridade para a construção da referência. Quando pensamos em e-mail, de quem nos lembramos? Certamente você pensou no Gmail quase que instantaneamente e isso ocorre porque dentre outras coisas, o Gmail tem autoridade no assunto e se tornou referência.

Da mesma forma, você pode se tornar uma referência na consultoria de marketing digital. O caminho para tanto é a construção da autoridade que deve ser feita por meio, sobretudo, da produção de conteúdo relevante para o seu público alvo.

Invista na análise SWOT

A análise SWOT em um mundo ideal deveria ser feita por todos os novos negócios que estão sendo abertos e igualmente por todos os profissionais que planejam abrir um negócio próprio.

SWOT advém do inglês e consiste em uma sigla, Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em tradução livre Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

A análise, também conhecida como análise FOFA, pode ser feita por você mesmo em um caderno ou mesmo em um arquivo digital. Nela, você analisa quais são suas forças, ou seja, os seus diferenciais que te fazem ser a melhor opção para o cliente.

As oportunidades devem reunir aqui uma avaliação do que efetivamente são oportunidades para você na área em que você está atuando e ameaças consiste nos eventuais ricos que você pode ter para com o sucesso do negócio.

A principal vantagem da SWOT é que ela te dá uma visão macro e te permite trabalhar em cima dela o que precisa ou não ser feito, ajustando as necessidades de acordo com o seu público alvo.

Tenha seu networking

Apesar de a consultoria digital ter um foco especial no universo on-line, é interessante e extremamente válido o investimento em estratégias para atrair clientes a partir do off-line.

Uma das mais relevantes nesse sentido consiste no fortalecimento do seu networking. Para isso, o ideal acaba sendo criar uma base de contatos com empresas e profissionais que podem vir a precisar dos seus serviços. São o que chamados de contatos relevantes.

Para começar a criar ou a fortalecer a sua rede de contatos, o ideal acaba sendo participar de eventos e congressos empresariais. Essas iniciativas costumam ser as mais indicadas para a troca entre empresários de diferentes segmentos.

Em algumas cidades, em especial, há eventos específicos para a criação do networking dos seus participantes. Eu recomendo que você participe dessas realizações de modo a tornar essas experiências boas oportunidades de apresentar o seu trabalho e, sobretudo, de vendê-lo.

Você não precisa de muito para vender a sua consultoria de marketing digital. A utilização das redes sociais já norteia bem a conquista do cliente.

Gostou de saber mais sobre como captar clientes para sua consultoria de marketing digital? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

5 dicas na hora de oferecer sua consultoria de Marketing Digital

Essas 5 dicas vão lhe ajudar na hora de oferecer sua consultoria para um cliente.

6 vilões do Consultor de Marketing Digital e Social Media

Dê um basta de uma vez por todas nesses 6 vilões e tenha mais resultados em suas consultorias.

Tendências de Consultoria em Marketing Digital para 2021

Veja as tendências de Consultoria em Marketing Digital e Social Media para 2021.