Comunicação Consciente. Você sabe o que é Unomarketing?

A coluna participou, em São Paulo, nos dias 28, 29 e 30 de setembro da Feira e do Seminário sobre soluções de comunicação responsável (Unomarketing) e do II Fórum de Empreendedorismo Social.

De acordo com os organizadores “Unomarketing é uma ação que visa ampliar a consciência dos profissionais de comunicação e marketing com relação ao papel que desempenham na promoção e estímulo das ações socioambientais adotadas pelas empresas e governos, principalmente em campanhas nacionais.”

Os painéis foram guiados por perguntas norteadoras, valendo o destaque para as seguintes:

Informar e educar: como as empresas comunicam ações sustentáveis e incentivam o consumo responsável?; – Reputação e relacionamento com o público: como a percepção do público interfere na aceitação da marca?; – Qual o papel das empresas na formação de consumidores conscientes?; Informação com consciência: como os profissionais de comunicação podem ajudar a criar a cultura da sustentabilidade?

Diante de tudo que foi apresentado, apesar de toda competência dos painelistas presentes – incontestável a experiência e o conhecimento prático e teórico – a sensação final é que hoje existem realmente mais perguntas do que respostas neste campo.

O paradoxo entre o consumo consciente e a necessidade do profissional de marketing de estimular o consumo, ao nosso entender, é o ponto chave da questão. Como equilibrar os interesses, a princípio, díspares?  Tem que ser bom para o planeta e para o empresário. E aí?

Por isso cada caso, literalmente, é um caso. Os “cases” apresentados (ainda que existam pontos comuns) nos demonstrou isso. Cabe ao profissional qualificado avaliar a melhor estratégia de agregar os princípios e conceitos da sustentabilidade aos negócios e interesses de seus clientes de forma personalizada. Não existem fórmulas prontas.

Quem escreve?

Bianca Monteiro é advogada e especializada no Direito do Terceiro Setor, sendo pioneira nessa área no Estado do Espírito Santo.  Pós-Graduada em Direitos e Garantias Fundamentais, em Direito Público e  em Gestão Estratégica para Organizações do Terceiro Setor. Consultora, professora, palestrante  e pesquisadora dos temas: Governança Social, Direito do Terceiro Setor, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Direitos Humanos. Colaboradora do livro ” Roteiro do Terceiro Setor” de autoria do Dr. Tomaz de Aquino Resende.  Organizadora do livro ” Terceiro Setor – Reflexões sobre a sustentabilidade das ONGs”.Idealizadora e coordenadora do I e II Fórum do Terceiro Setor do Espírito Santo. Consultora e instrutora  credenciada no SEBRAE nas áreas associativismo, cooperativismo e responsabilidade social. Atuou como Diretora executiva da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo – Fundaes durante 4 anos.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital