ArtigosBlog

Como atrair clientes para o seu negócio usando o Instagram

By 4 de fevereiro de 2019 No Comments

O Instagram foi lançado oficialmente em 2010, mas somente para os usuários IOS. Basicamente naquela época era “apenas” uma rede social de imagens quadradas e com os famosos filtros que deixavam as imagens diferentes com apenas alguns cliques.

Quando a rede social foi liberada para Android, isso em 2012, houve um boom no número de usuários e de lá para cá o Instagram nunca mais parou de crescer.

Atualmente o Instagram conta com 1 bilhão de usuários ativos mês. No Brasil o número de usuários é de 50 milhões e ficamos apenas atrás dos Estados Unidos. Esses dados são do site tecmundo.

De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box, 47,5% das pessoas entrevistadas disseram que já compraram ou contrataram algo indicado por alguém via Instagram.

A pesquisa ainda mostra que 63% dos usuários entrevistados afirmam conferir seu Instagram várias vezes por dia.

Bom, diante de números tão expressivos e poderosos, impossível uma marca, produto ou serviço ficar de fora e não aproveitar as oportunidades que a rede social oferece para que você possa atrair pessoas interessadas para o seu negócio e convertê-los em clientes reais.

Sempre que eu estou dando uma palestra pelo Brasil, as pessoas me perguntam: “Como atrair clientes para o meu negócio usando o Instagram?”

Se você é profissional autônomo, liberal, tem um negócio e nesse momento está se fazendo essa mesma pergunta, fique comigo até o final desse post e confira as 5 dicas para você colocar em prática no seu Instagram e com isso atrair clientes.

DICA 1:

Tenha frequência nas postagens. Qualidade é sempre melhor do que quantidade, mas é claro que se você puder fazer os 2 será ótimo.

Mantenha sempre o perfil do seu negócio atualizado e faça com que o usuário que te acompanha tenha interesse em voltar e ver os próximos conteúdos.

Quantos posts por dia são suficientes? Eu falo para os meus alunos e clientes de consultoria que no mínimo 1. Se você puder postar 2 será muito bom. Se for 3 melhor ainda.

Mas o mais importante é você acompanhar os resultados dessas postagens para saber qual é a resposta da sua audiência em relação ao conteúdo.

Isso quer dizer que: Não é para você sair postando sem parar. É pra você postar, acompanhar, postar, acompanhar. E sempre que for preciso ir fazendo os ajustes necessários na legenda, no conteúdo e na imagem/vídeo.

DICA 2:

Explore todos os recursos do feed e dos stories do Instagram. Em 2010 a rede social era apenas para fotografias. Hoje já é possível fazer vídeos de até 1 minuto para o feed, vídeos de até 15″ nos stories, lives e muito mais.

Ou seja, se esses recursos estão disponíveis para todas as contas, é inadmissível que você só fique postando fotos atrás de fotos.

Se você acompanha o meu perfil, já deve ter visto que toda semana tem vídeo novo no meu feed e nos meus stories. Isso sem falar no outro recurso que ainda vai decolar e muito que é o IGTV.

Vídeos de 1 minuto para o feed são super atrativos e os seguidores costumam gostar. Então se você começar a oferecer esse tipo de conteúdo 1 ou 2x por semana poderá chamar atenção da sua audiência.

“André, sou muito tímido e não consigo fazer vídeos. O que eu faço”? Comece a treinar para melhorar esse quesito e por enquanto tente filmar seu produto ou um depoimento de um cliente.

DICA 3:

Saiba o que seus seguidores estão atrás e quais conteúdos mais chamam atenção.

“André, é fácil descobrir isso?” Fácil não é, mas é totalmente possível.

Se você tem uma conta business, você consegue acessar o Instagram Insights e com isso ter acesso as informações sobre cada conteúdo postado, seja ele no feed ou nos stories.

Para saber o que seus seguidores buscam, você pode fazer enquetes e perguntas com eles usando as ferramentas disponíveis lá dentro do Insta Stories.

Enquetes-stories-do-Instagram

Toda semana eu crio uma enquete nova no meu perfil e com base nas respostas eu vou criando novos conteúdos até mesmo aqui para o blog.

Se você vende aulas particulares de piano, faça enquetes perguntando quais conteúdos seus seguidores querem receber.

Você não precisa ficar no “eu acho” e no “talvez possamos fazer isso”. Comece a ser mais assertivo em suas ações de conteúdo para ter resultados.

DICA 4:

Já que falamos do Instagram insights na dica 3, é muito importante que você possa acompanhar de perto todos os números da sua conta e não apenas curtidas e comentários.

Eu sou viciado em 2 métricas do Instagram: O Salvar e o Enviar.

Instagram-Marketing-de-Conteúdo

Todas as vezes que um usuário salva um conteúdo meu, significa que aquele conteúdo o ajudou de alguma forma. Se o número de salvo é grande, significa que eu acertei na entrega do conteúdo e certamente vou investir em mais conteúdos parecidos.

Não acompanhar as métricas é como dirigir no escuro. Não cometa esse erro e esteja sempre de olho nos números das suas redes sociais.

DICA 5:

Promova a interação através dos comentários ou do diálogo via Direct.

Recentemente eu fiz um teste e comecei a adotar nas descrições das minhas publicações a seguinte frase: “Precisa de ajuda? Me chame no Direct”.

Caramba, foi impressionante o aumento de mensagens que eu comecei a receber no direct depois de inserir essa frase ao final dos meus posts.

Perguntas-no-feed-do-Instagram

As pessoas começaram a me mandar mensagem pedido ajuda, dica e se eu tinha um curso ou dava consultorias.

Além de aumentar a minha autoridade, eu comecei a vender mais cursos e fechar negócios que até então não entravam na meta comercial mensal.

Quer aprender muito mais? Acesse meu treinamento online clicando aqui.

Compartilhe
  • 10
    Shares
  • 10
    Shares
andremmkt

Sobre andremmkt

Deixe uma resposta

cinco × 2 =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016