Como atrair clientes para o seu negócio usando o Instagram

Atrair clientes pelo Instagram

O Instagram foi lançado oficialmente em 2010, mas somente para os usuários IOS. Basicamente naquela época era “apenas” uma rede social de imagens quadradas e com os famosos filtros que deixavam as imagens diferentes com apenas alguns cliques.

Quando a rede social foi liberada para Android, isso em 2012, houve um boom no número de usuários e de lá para cá o Instagram nunca mais parou de crescer.

Atualmente o Instagram conta com + de 1 bilhão de usuários ativos mês. No Brasil o número de usuários ativos é de 110 milhões.

De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box, 47,5% das pessoas entrevistadas disseram que já compraram ou contrataram algo indicado por alguém via Instagram.

A pesquisa ainda mostra que 63% dos usuários entrevistados afirmam conferir seu Instagram várias vezes por dia.

Bom, diante de números tão expressivos e poderosos, impossível uma marca, produto ou serviço ficar de fora e não aproveitar as oportunidades que a rede social oferece para que você possa atrair pessoas interessadas para o seu negócio e convertê-los em clientes reais.

Sempre que eu estou dando uma palestra pelo Brasil as pessoas me perguntam: “Como atrair clientes para o meu negócio usando o Instagram?”

Então o foco desse conteúdo aqui é de mostrar como atrair clientes e não apenas seguidores com o seu perfil, ok?

Se você é profissional autônomo, profissional liberal ou tem um negócio físico ou online e nesse momento está se fazendo essa mesma pergunta, confira as 6 dicas para você colocar em prática no seu Instagram que vão te ajudar a divulgar o seu negócio e atrair clientes.

DICA 1: Tenha frequência nas suas postagens

Quando você mantém uma frequência de postagens no seu perfil, faz com que o algoritmo do Instagram olhe com bons olhos para ele.

É claro que qualidade é sempre melhor do que quantidade. Se você puder fazer os 2 (qualidade e quantidade) será ótimo. É exatamente o que eu faço e recomendo para os meus alunos e clientes.

Mantenha sempre o perfil do seu negócio atualizado e faça com que o usuário que te acompanha tenha interesse em voltar a ele para ver os próximos conteúdos, seja no feed ou nos stories.

  1. Quantos posts por dia são suficientes?
  2. Qual o melhor horário para publicar?
  3. Posso publicar somente pela manhã ou devo ir intercalando durante o dia?

Eu falo para os meus alunos e clientes que o ideal é no mínimo um, principalmente se você estiver começando uma conta agora. Neste início é importante fazer testes para saber qual será a reação do público em relação ao conteúdo compartilhado seja no seu feed ou stories.

Sobre os horários, se você tem uma conta comercial ou de criador de conteúdo, você consegue ver os horários conforme a imagem abaixo:

ATENÇÃO: O mais importante é você acompanhar os resultados dessas postagens para saber qual é a resposta dos seus seguidores e da sua audiência em relação ao conteúdo. E você consegue fazer isso através do Instagram Analytics ou Instagram Insights.

DICA 2: Explore todos os recursos que o Instagram permite

Quando a rede social foi lançada, ela era apenas para fotografias e adicionar efeitos nas fotos.

Hoje, já é possível fazer vídeos de até 1 minuto para o feed, vídeos de até 15 segundos no Insta Stories, lives de até 60 minutos, vídeos para o IGTV de até 10 minutos e, a nova funcionalidade, Reels, o recurso de vídeos com efeitos e edições, que se assemelha ao famoso Tiktok.

Recursos do Instagram disponíveis:

  1. Live: Ajuda a criar conexão e aproximação com o seu público, deixando tudo mais íntimo. Uma vez por semana é um bom número para começar.
  2. Stories: Mostrar os bastidores e o dia a dia. Ajuda no engajamento e, principalmente, para receber mensagens com dúvidas e perguntas. Isso faz com que a pessoa se torne um lead no seu direct.
  3. Feed em carrossel: Conteúdos de COMO FAZER vão ajudar aumentar o o seu alcance.
  4. Reels: Dicas rápidas e diretas que respondam a dor do seu público-alvo vão fazer você ter muitas visualizações.
  5. Vídeo longo: Um assunto que precisa de mais atenção e profundidade. Você prende atenção do seu seguidor, principalmente se você forna dor dele.

Ou seja, se esses recursos estão disponíveis para todas as contas, é inadmissível que você só fique postando fotos ou vídeos no feed, concorda?

Além dos recursos que citei, quando você faz stories, por exemplo, lá dentro tem várias ferramentas e stickers que podem ser utilizados conforme a imagem abaixo:

Se você acompanha o meu perfil, já deve ter visto que toda semana tem vídeo novo no meu feed e nos meus stories.

Vídeos de 1 minuto para o feed são super atrativos e os seguidores costumam gostar. Então se você começar a oferecer esse tipo de conteúdo 1 ou 2x por semana poderá chamar atenção da sua audiência.

“André, sou muito tímido e não consigo fazer vídeos. O que eu faço”?

Comece a treinar para melhorar esse quesito. Você pode filmar seu produto ao invés de você, por exemplo.

Você também pode usar o Reels para dar dinamismo, adicionar músicas e efeitos aos seus vídeos. O número de visualizações costuma ser melhor do que os tradicionais vídeos de 1 minuto no feed.

DICA 3: Saiba o que seus seguidores gostam e quais conteúdos chamam mais atenção

“André, é fácil descobrir isso?” Fácil não é, mas é totalmente possível da forma como vou te mostrar.

Se você tem uma conta comercial ou criador de conteúdo, você consegue acessar o Instagram Analytics ou Instagram Insights e com isso ter acesso as informações sobre cada conteúdo postado, seja ele no feed, nos stories e até do IGTV.

E isso te ajuda a identificar o que seus seguidores e sua audiência gostam de consumir no seu perfil.

Para saber o que seus seguidores buscam, você pode fazer enquetes e perguntas com eles. Para isso, basta usar o box de perguntas ou a própria enquete.

Enquetes-stories-do-Instagram

Toda semana eu crio uma enquete nova no meu perfil e com base nas respostas eu vou criando novos conteúdos até mesmo aqui para o blog. Esse post que você está lendo foi criado com base em uma pesquisa realizada em meu Instagram.

Exemplos:

  • Se você é professor de piano vende aulas particulares, faça enquetes perguntando quais as dificuldades que as pessoas têm ao iniciarem no instrumento.
  • Se você é uma nutricionista ou personal trainer, abra um box de perguntas para saber quais são as maiores dificuldades que as pessoas possuem para emagrecer ou começar um exercício.

Você não precisa ficar no “eu acho” e no “talvez possamos fazer isso”.

Quando você aprende a usar o Instagram Analytics, começa a ser mais assertivo em suas ações de conteúdo e com isso começa a ter mais resultados e atrair mais clientes.

DICA 4: Acompanhe as métricas do Instagram para tomar decisões assertivas

Já que falamos do Instagram Analytics ou Instagram Insights na dica 3, é muito importante que você possa acompanhar de perto todos os números da sua conta e não apenas as curtidas e comentários.

Eu sou viciado em 2 métricas : SALVAR e COMPARTILHAR

Mas além destas 2 métricas, você também pode acompanhar outras que eu considero importantes e estão abaixo:

  1. Visitas ao perfil: Pessoas que visitaram o seu perfil
  2. Cliques no site: Pessoas que clicaram no link que está na BIO. Necessariamente não precisa ser o seu site, pode ser o seu link do WhatsApp ou canal do YouTube, por exemplo
  3. E-mails: Pessoas que clicaram no botão de e-mail para te enviar uma mensagem. Não significa que a pessoa te enviou o e-mail
  4. Descoberta: Contas alcançadas e o percentual % que não estavam te seguindo
  5. Alcance: O número de contas únicas que viram a sua publicação
  6. Impressões: O número total de vezes que a sua publicação foi vista

Assista o vídeo onde eu mostro em detalhes todas as métricas do Instagram

Todas as vezes que um usuário salva um conteúdo meu, significa que aquele conteúdo o ajudou de alguma forma.

Se o número de pessoas que salvou o conteúdo é grande, significa que eu acertei na entrega e na escolha da publicação. Certamente vou investir em mais conteúdos parecidos com ele, uma vez que meus seguidores gostaram.

ATENÇÃO: Não acompanhar as métricas é como dirigir no escuro. Não cometa esse erro e esteja sempre de olho nos números do seu perfil no Instagram.

DICA 5: Promova a interação através dos comentários ou do diálogo via Direct

Recentemente eu fiz um teste e comecei a adotar nas descrições das minhas publicações a seguinte frase: “Precisa de ajuda? Me chame no Direct”.

Caramba, foi impressionante o aumento de mensagens que eu comecei a receber no direct depois de inserir essa frase ao final dos meus CONTEÚDOS NO FEED.

Posts com muitos comentários ajuda no engajamento

Sem falar que todas às vezes que uma pessoa me chama no direct, favorece o algoritmo e eu posso entender melhor a necessidade daquele seguidor e personalizar o meu atendimento.

As pessoas começaram a me mandar mensagem pedido ajuda, dicas e perguntando se eu tinha um curso de Instagram ou dava consultorias para empresas e negócios locais.

DICA 6: Cuide da BIO do seu Instagram

A BIO do seu Instagram é a sua vitrine.

E assim como uma vitrine de uma loja física deve ser bonita para chamar atenção, aqui é a mesma coisa.

Eu aumentei meus resultados consideravelmente após me dedicar a fazer mudanças em minha BIO e tratá-la como deve ser tratada.

Além do link do seu site, você também pode inserir o link direto para uma conta do WhatsApp Business ou para a página do seu produto ou serviço.

Minha recomendação é que você vá trocando esse link pelo menos 2 ou 3x por mês, caso contrário pode passar despercebido pelo seu seguidor ou por quem visualiza seu perfil.

BIO Instagram Magnética

Eu gosto de usar emojis e sei que isso chama atenção, principalmente para que está chegando ao seu perfil pela primeira vez.

Coisas que eu recomendo que você faça na sua BIO imediatamente:

  1. Diga o que você faz ou vende. Exemplo: Te ajudo a vender através das Mídias Sociais.
  2. Mostre sua autoridade: Exemplo: Mais de 500 clientes atendidos no Brasil e Estados Unidos.
  3. Use emojis.
  4. Use todos os caracteres possíveis e seja persuasivo.
  5. Insira um link para o seu site, para a sua loja virtual ou para o seu WhatsApp. Nunca deixe de inserir esse link.
  6. Destaques alguns stories sobre você ou sobre seu produto ou serviço. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode destacar as promoções da semana ou os depoimentos dos clientes

Se você chegou até aqui e precisa da minha ajuda para melhorar seus resultados no Instagram e nas Mídias Sociais, clique aqui e tenha acesso ao meu programa de mentoria para micro e pequenas empresas.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital