As Redes Sociais estão aí, você consegue acompanhar tudo?

Orkut, Facebook, YouTube, Twitter estão entre as principais Redes Sociais do mundo, e claro, são as mais acessadas por nós brasileiros. Não há mais dúvida, que somos o povo mais apaixonado por Redes Sociais em todo o mundo, uma pena que as marcas ainda não abriram os olhos para isso, logo estão ali nas redes apenas por estar e não de forma efetiva que gere negócios para elas.

Falar dessas redes é algo relativamente fácil, pois cerca de 80% dos interenautas frequentam Redes Sociais e claro que essas são as mais acessadas, por isso, é fácil falar, mas você tem acompanhado o MySpace ou o Portal Limão por exemplo? Mais do que acompanhar, você está nelas? Está no Sonico?

Aqui nesse artigo, vou colocar uma imagem que eu peguei no Google sobre Redes Sociais, que a uso no minha palestra sobre Planejamento Estratégico Digital; nesse imagem poderemos ver um bom número de Redes Sociais, porém é bom deixar claro que existem milhares de outras Redes que vamos descobrindo aos poucos.

Não querendo ser redundante, mas já sendo, Twitter, Facebook, Orkut e YouTube são as que mais influenciam na decisão dos consumidores, não tenho dúvidas, mas não são as únicas.

redes sociaisComo podemos ver no quadro ao lado, além das já citadas e mais famosas Redes Sociais temos outras redes como Wikipedia, Vimeo, Sonico, Ning e Flickr que são redes altamente acessadas também.

O Flickr, por exemplo, é um grande álbum de fotos virtuais do portal Yahoo! um dos maiores portais de notícia do mundo; Vimeo é uma ferramenta de disponibilização de vídeos, uma concorrente direta para o YouTube assim como o Sonico é mais uma rede baseada no Orkut; a Wikipedia é uma rede que não gira em torno de conexões ou troca de informações entre pessoas, mas trabalha a colaboração do mundo em volta de um assunto ou termo específico, a Wiki por sinal, tem sido usado por muitas empresas para a colaboração de idéias entre seus funcionários. A IBM, por exemplo, usa o Wiki como plataforma interna (só para funcionários) com mais de 120 mil participantes, que já geraram mais de 30 mil ideias, algumas aplicadas outras não.

O Ning é um site que permite que as pessoas – sem precisar ter nenhum conhecimento de programação – possa montar suas próprias Redes; eu por exemplo montei a http://www.pedigital.ning.com/ voltado a profissionais de planejamento estratégico digital, assim como o site O melhor do marketing também possui a sua rede http://omelhordomarketing.ning.com/

Agora imagina, se acompanhar todas as Redes Sociais já estava algo muito complicada, agora que qualquer usuário pode montar a sua, fica cada dia mais difícil. Mas o que fazer?

Não sou nenhum guru de internet para aconselhar aqui nesse artigo o que pode ser feito, afinal, eu mesmo participo de mais de 30 redes sociais e não tenho tempo nem de acompanhar a minha (PEDigital), quanto mais todas, entretanto, eu tento deixar ao menos 2 horas por semana para acompanhar as redes ou comunidades das quais eu participo; aquelas com poucas atualizações, eu acompanho menos, mas há várias comunidades com atualização constante, sendo mais de 5 ou 6 por dia (sem contar com o Twitter, claro).

Para nós, profissionais de internet, é preciso saber sobre as Redes Sociais em geral, entender o DNA de cada uma e ver como cada usuário interage em cada uma delas; passado esse primeiro passo, é entender como a marca com a qual trabalhamos pode entrar nessas redes, aliás, elas já estão indiretamente nessas redes, pois o consumidor já a colocou lá.

Nós temos que entender como trabalhar as ações de ativação, acompanhamento e monitoramento das marcas em todas as redes e como isso vai gerar retorno financeiro ou gerar negócios para a marca.

Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir se é possível acompanhar tudo e como as marcas devem fazer!

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital