Afinal, o Orkut vai morrer?

Desde os meados de 2010 ouvimos (ou falamos) frases parecidas com essa: “ahn, vou pro Facebook, afinal, o Orkut tá morrendo…”

Será que está mesmo?

É fato que Facebook e Twitter cresceram absurdamente nos últimos 2 anos. Algumas pessoas migraram de uma rede social pra outra, outras simplesmente criaram mais um perfil e, mesmo assim, o Orkut não parou de crescer. Provavelmente você e eu não usemos mais o Orkut, mas ele continua sendo a maior rede social do Brasil. Algum motivo tem que ter.

Este infográfico nos ajuda a ver qual era a situação das redes sociais há 2 anos e há 6 meses atrás. Podemos perceber que o Orkut foi perdendo território para o Facebook em diversos países, mas no Brasil continua firme. O brasileiro gosta do Orkut, se identifica, e desde sempre fomos o país com a maior concentração de usuários. Óbvio que o Google não quer perder essa enorme vantagem sobre a concorrência, e o principal, quem é responsável pela renda do site: os anunciantes.

Abaixo vemos uma tentativa clara do Google de manter/resgatar anunciantes para o Orkut. O vídeo fala das inúmeras vantagens dessa rede social, bem como alguns motivos para anunciarno site.

http://www.youtube.com/watch?v=ZiiWQZKYiao&feature=player_embedded

O que temos visto é que ao longo dos anos, o perfil do usuário do Orkut foi mudando. Hoje, por exemplo, eu não me encaixo no público-alvo desta rede social, mas ainda conheço muita gente que usa. Fato que a maior fatia do Market Share Brasileiro é deles e eles sabem disso, e com certeza estão receosos que os anunciantes se iludam com o boom das outras redes sociaise achem que o target deles não está mais no Orkut.

Moral da história: se o Orkut vai morrer ou não, é uma questão de ponto de vista: pra mim não serve mais, mas pra minha vizinha de 13 anos, para a minha mãe e pra alguns amigos serve e muito. Basta a empresa saber claramente qual é seu target e correr pro abraço.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital