A Publicidade na era do engajamento

A forma de se fazer comunicação tem mudado muito rápido a cada dia que passa, e isso tem feito com que a maneira de fazer publicidade se altere com o passar do tempo, ou quem sabe, com o passar das horas, levando em consideração o avanço que temos com tecnologias atualmente.

Nessa chamada Era do Engajamento, a publicidade se tornou conectada – com as pessoas e com o mundo – , colaborativa e hiperinterativa, o que possibilita a diferenciação, inovação, o reconhecimento de cada pessoa que decide colaborar para que haja interação e por fim, o cultivo desse relacionamento que gera “carinho” pela marca anunciada.

Aprofundando um pouco mais o assunto, alguns itens relacionados à esse engajamento merecem destaque:

  • As regras do mercado mudaram: a audiência demanda transparência e abertura;
  • Consumidores deixaram de ser passivos compradores e passaram a ser ativos sinalizadores capazes de fazer vencedores e perdedores;
  • Nenhum mercado sofreu tanto os defeitos e avanços da internet, quanto a propaganda;
  • Usamos a internet como se fizéssemos spots de 30” na TV;
  • Precisamos criar novos valores para inovar. Não produtos novos.

O que se observa a partir desses dados, é que a propaganda precisou ser reinventada a partir do surgimento dessas novas mídias e avanço da internet, o que até hoje não tem sido fácil, e sendo assim, fazemos uso incompleto e incorreto (algumas vezes) de todos os talentos que a internet e o meio digital nos oferecem.

O medo de arriscar estratégias ousadas em novas mídias, está de certa forma, relacionado ao pensamento de que uma mídia irá substituir a outra, quando na verdade, seu papel é complementar as já existentes, criando um leque maior de maneiras que podem ser utilizadas para comunicar.

A Era do Engajamento, talvez, só seja compreendida e realmente utilizada da maneira correta, quando houver a consciência de que utilizar novos meios de anunciar e arriscar na comunicação, é fazer uma apropriação das reais utilidades das novas mídias, que são: proporcionar a colaboração e a interação dos consumidores com a marca, além de gerar uma segmentação super importante que irá direcionar sua comunicação à quem realmente interessa, o chamado público alfa.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital