fbpx

8 situações proibidas em Consultoria de Marketing Digital

Hoje eu quero falar com você que é profissional de Consultoria em Marketing Digital e Social Media ou que deseja ser um sobre 8 situações proibidas em nossa profissão.

Durante os últimos 11 anos atuando com Marketing Digital e Mídias Sociais, pude observar diversas situações que podem prejudicar o nosso negócio, como perder um cliente, não ser valorizado, receber mixaria pelo serviço, não ser reconhecido pelo trabalho, dificuldades em encontrar bons clientes.

A lista de prejuízos é extensa quando não corrigimos as situações que vou mostrar abaixo, por isso quero que você preste muita atenção e mude o que precisa mudar imediatamente em sua Consultoria.

Posso contar com você? Então vamos em frente.

  1. Usar a palavra PACOTE na hora da venda do seu serviço
  2. Enviar uma proposta por e-mail ou WhatsApp sem apresentar pessoalmente ou virtualmente
  3. Chegar atrasado em uma reunião sem sequer dar uma satisfação
  4. Ir para uma reunião sem preparar o Dossiê MMKT
  5. Parecer ansioso por querer fechar o contrato a todo custo
  6. Negligenciar o trabalho da sua marca pessoal
  7. Não preparar um plano comercial mensal
  8. Não saber onde você quer chegar, ou seja, não ter uma visão de futuro

Situação 1: Pacote

Por algum descuido em um momento das minhas consultorias bem no início eu usei a palavra pacote para oferecê-las. Mas a partir do próprio feedback de um cliente e após refletir sobre o mesmo, eu parei de usar a palavra pacote e comecei apenas dizer: Consultoria, negócios online, gestão, assessoria em mídias sociais, trabalho de marketing digital e gestão de social media.

Pacote é uma das palavras que não gera valor quando você oferece o seu serviço de Consultoria em Marketing Digital e Social Media. Assim como falar “Combo de serviços”, o que é ainda 2x pior na minha opinião.

Situação 2: Enviar proposta sem apresentar

Quando você envia uma proposta por e-mail, WhatsApp ou de qualquer outra forma sem apresentá-la, seja presencialmente ou virtualmente, suas chances de fechar negócios caem em pelo menos 60%. Eu sei disso, pois já passei por essa situação.

Uma proposta de Consultoria deve ser apresentada. Não caia na tentação ou ceda a pressão do cliente de enviar uma prévia ou apenas de dizer “mais ou menos” como funciona.

Definitivamente isso é uma das piores coisas que podem acontecer no momento da sua prospecção.

Situação 3: Chegar atrasado(a)

Sei que imprevistos acontecem, mas chegar atrasado(a) em uma reunião e não avisar é extremamente deselegante. Não seja esse tipo de Consultor(a).

O pior é brincar com a situação e achar que é normal, como colocar a culpa no trânsito ou qualquer outra justificativa.

Que deselegante consultor que chega atrasado

Situação 4: Não preparar o Dossiê

Eu já falei em outro artigo sobre à importância do Dossiê MMKT no momento de apresentar uma proposta para despertar atenção do cliente. Esse material é vital para que se tenha uma taxa de conversão boa, pois trata-se de um documento que tem o papel de gerar valor durante a apresentação de proposta ou em uma primeira conversa com o cliente para captar informações (dores, desejos e necessidades).

Investindo apenas 30 a 40 minutos você consegue preparar o seu Dossiê MMKT e consegue sair na frente do Consultor concorrente que também irá apresentar uma proposta para o mesmo cliente.

Situação 5: Ansiedade

Devo confessar que eu sou ansioso por natureza, mas quando o assunto é Consultoria em Marketing Digital e Social Media aprendi a me controlar. E isso ocorreu naturalmente após muitas apresentações e a experiência adquirida.

Se mostrar ansioso(a) durante uma apresentação te levará a fechar um contrato com o preço abaixo do que você gostaria. Em alguns casos o cliente poderá inclusive te fazer esperar e ir te enrolando. E no final nada de negócio fechado. Uma verdadeira catástrofe.

Um exercício bobo, mas que funciona, é sentir sua respiração por alguns minutos e tomar uma água gelada. Diga para você mesmo que tudo dará certo e que você tem o controle da situação.

Situação 6: Negligenciar sua marca

Poucos profissionais que estão dando início a jornada de Consultores(as) de Marketing Digital dão a devida importância na construção de uma marca. E aqui eu não me refiro apenas a criar um logotipo, mas sim conceber sua marca para o mercado.

Além da marca, aqui ainda entra definir e trabalhar seu posicionamento, criar um site e sua identidade visual, criar um e-mail personalizado, mostrar para as pessoas qual o seu propósito e definir seu core business são apenas alguns exemplos.

A pressa e a ansiedade para fechar os primeiros contratos faz você ficar cego em relação aos conceitos básicos, mas importantes e que possuem muito significado a médio e longo prazo.

Situação 7: Não ter um plano comercial

Qual o seu plano comercial do próximo mês para fechar 5 contratos de consultoria? Para muitos profissionais ele não existe. E isso não se sustenta no médio prazo.

Sei que muitos consultores contam com a sorte para fechar bons negócios e isso definitivamente não é bom.

Todos os meses eu crio o meu plano comercial e para isso utilizo uma ferramenta chamada Mindmeister. Já falei sobre ela em outro artigo. Gosto de fazer mapas mentais e ela me ajuda a ter uma visão clara do que preciso fazer.

Um bom plano comercial bem executado por você ou alguma pessoa responsável do seu time, vai te ajudar a criar oportunidades de negócios. E é justamente isso que você precisa para fechar contratos de consultoria.

Situação 8: Ausência de uma visão de futuro

Não seja um(a) Consultor(a) imediatista. Foque no sucesso, trabalhe para ele, mas pense no longo prazo.

Eu demorei alguns bons anos para construir algo sólido, desejado por muitos e que recebe solicitações de propostas provenientes do meus canais online.

Em 2009 quando eu comecei tracei uma visão de onde eu gostaria de chegar e, principalmente, o que seria preciso fazer.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Como um consultor de marketing pode lhe ajudar nas vendas pelas redes sociais

Através de uma Consultoria de Marketing você pode fazer vendas pelas redes sociais

5 dicas na hora de oferecer sua consultoria de Marketing Digital

Essas 5 dicas vão lhe ajudar na hora de oferecer sua consultoria para um cliente.

6 vilões do Consultor de Marketing Digital e Social Media

Dê um basta de uma vez por todas nesses 6 vilões e tenha mais resultados em suas consultorias.