Você apresentou uma proposta de Consultoria em Marketing Digital, mas o cliente nem olhou direito e foi logo dizendo que estava cara?
Imagine a seguinte situação: Você estudou o negócio do cliente, seu público-alvo, seus concorrentes, preparou uma proposta toda customizada com o seu logotipo, colocou slides bem chamativos, fez uma defesa condizente, criou algumas ações básicas, mas no final o cliente disse que a proposta estava muita cara e por isso não poderia fechar?
Se você é Consultor(a) de Marketing Digital ou trabalha com projetos de Mídias Sociais, não precisa ficar triste pois isso é uma realidade que acontece com frequência por aqui.
Eu mesmo após todos esses anos como Consultor, já passei e passo por situações como essa.
Já teve casos onde o cliente nem quis olhar o conteúdo da minha proposta, pediu para ir direto aos slides de investimento pois antes de tudo queria ter certeza se poderia me contratar.
O que fazer em situações como essa?
Primeiro de tudo deixa eu esclarecer uma coisa: Eu não costumo pechinchar ou colocar preço nos serviços dos outros, mas compreendo que o cliente tem o direito de achar isso ou aquilo, mesmo depois de eu ter explicado toda a metodologia do serviço que será prestado para ele.
O que normalmente eu faço é ter argumentos suficientes para ir atrás do SIM e entender o que pode ser feito em relação ao preço.
Então nesse post eu vou te explicar em detalhes o que eu costumo fazer e que tem dado muito certo todos esses anos.
1º: Toda proposta de consultoria que eu apresento terá um percentual de negociação
Se eu quero fechar uma proposta de R$ 2.000,00 mês, eu não vou para a reunião de apresentação de proposta com o valor fechado em R$ 2.000,00. Pode ter certeza que essa mesma proposta estará com uma margem de negociação entre 15% e 30% a mais no mínimo.
Só essa estratégia funciona muito bem e muitas vezes eu nem levo a reunião para um segundo momento. Negocio ali direto na hora, o que aumenta a minha taxa de conversão.
Tenha sempre um valor negociável. Todo cliente vai querer negociar uma proposta. Durante todos esses anos poucos clientes aceitaram minha proposta de imediato.
2º: A pergunta coringa que deixa qualquer cliente sem reação
Você apresentou a proposta e o cliente disse que estava cara, imediatamente você pergunta para ele:
“Sr. Fernando, a proposta apresentada está cara em relação a que”?
Num primeiro momento o cliente vai ficar sem reação, mas ele poderá lhe trazer respostas importantes para que uma negociação comece.
Uma das respostas pode ser: “Cara em relação ao seu concorrente que me apresentou “o mesmo serviço” na semana passada.”
Eu adoro quando o cliente me diz essa resposta, pois é nesse momento que eu tenho como argumentar dizendo o que eu faço, mostrando os meus cases e os RESULTADOS que ele terá com os meus serviços.
Em nenhum momento eu falo mal do meu concorrente e se você fizer isso saiba que você estará perdendo uma grande chance de fechar a proposta. O cliente não vê isso com bons olhos.
Você precisa apenas mostrar as diferenças entre as propostas e deixar claro os resultados que você entregará a ele.
3º: Não force a barra. Vai parecer que você está desesperado e isso diminui a chances de fechar pelo preço que você quer
O erro que eu vejo muito durante as negociações, seja ela de produtos (carro, casa, eletrônicos) ou de uma Consultoria de Marketing Digital, é ficar forçando a barra para fechar a qualquer custo.
Não faça isso. Se eu percebo que alguém está me tentando vender algo a qualquer custo, eu mudo de humor na hora e perco o tesão para comprar.
Antes de ser Consultor de Marketing Digital e ter o Melhor do Marketing, eu já vendi plano DDD da Embratel e da NET TV, já fui vendedor de churrasquinho na praça do meu bairro, repositor de vendas de biscoitos e laticínios e exerci outras funções relacionadas às vendas.
Então esse meu conselho não é baseado apenas em Consultoria, mas sim de EXPERIÊNCIA DE VIDA.