Marketing enfrenta o gerenciamento de equipes através das mídias sociais. E agora?

Christopher Koch e sua equipe acabam de lançar a pesquisa: ITSMA survey on social media. Neste primeiro post, estarei compartilhando com os leitores do blog “O Melhor do Marketing” as principais impressões obtidas com a pesquisa. Espero que, apesar de estarmos nos espelhando no mercado americano, os líderes de organizações entendam a importância de envolver todos os funcionários de uma empresa em busca do engajamento da marca nas mídias sociais.

Sabemos que no Brasil, esta realidade é um pouco diferente pois estamos ainda em fase de adoção, superando tabus e trabalhando o medo e interesse nos empresários de pequenas, médias e grandes empresas.

Uma das principais respostas à pesquisa rompe barreiras. O marketing domina o gerenciamento nas mídias sociais. Nesta pequisa, foi questionado:

Em sua empresa, o modelo de marketing através das mídias sociais é usado por outras pessoas na sua empresa (planejamento e desenvolvimento de produtos, Relações Públicas etc…)? 68% dos americanos questionados responderam que sim.

Isto significa que se quisermos continuar competindo neste mercado, teremos que tomar as rédeas do desenvolvimento de estratégias não somente para os profissionais de marketing em mídias sociais, mas sim engajar todos os funcionários também.

As mídias sociais se tornarão um elo inseparável para o trabalho de marketing?

relacionamentoIsto têm grandes implicações para como é organizado o trabalho de marketing. O maior impacto é que nós não podemos sustentar que as mídias sociais se confundam de um elo inseparável para com um plus para as organizações existentes no mercado. O marketing como percentual de pesquisa para empresas de tecnologia representa menos de 1% e este percentual têm seguido mais ou menos estável desde antes da explosão das empresas pontocom, quando era de aproximadamente 3%.

De volta a esta época, nós poderíamos ainda trabalhar com anúncios luxuosos e caros como banners, folhetos e pranchetas extravagantes de um projeto. Continuar criando artes monstruosamente espetaculares nos pontos de venda. Para as pessoas responsáveis pelas negociações dentro da empresa, tudo isso representa o máximo em valor agregado. Profissionais especializados na área comercial e em negócios podem enxergar talento e criatividade neste tipo de anúncio e conseguir muito relacionamento através de eventos.

Atualmente, fazemos cada vez menos essas coisas. Não quero dizer que estas táticas mais tradicionais não funcionem e que deveriam ser abandonadas. Mas nós temos que encontrar maneiras de tirar maior proveito do dinheiro investido nestas. E, para isso, precisamos usar outras táticas, construir confiança e proporcionar relacionamento da marca com os compradores.

É exatamente aí que englobamos as mídias sociais. Muito do que tenho visto por aí trata as mídias sociais separadamente. Mas, o sucesso real que estou ouvindo sobre B2B usam as mídias sociais para dar suporte e estender ainda mais as estratégias e táticas de marketing tradicionais. Tanto que, usar comunidades, fóruns, listas online e mídias sociais dando maior ênfase aos interesses e discussões acerca de eventos que acontecem em nossas vidas, aumentam ainda mais o valor agregado da marca, durante, e principalmente após estes eventos acontecerem. 

Reorganizar de forma integrada.
Aí então, as questões de marketing aparecem, como integrar com as mídias sociais? Era isso que os entrevistados tinham como meta número um para este ano, segundo pesquisa.

redessociais

O consultor de mídias sociais Jeremiah Owyang escreveu um post a respeito das diferentes formas que as empresas visualizam as mídias sociais  que você deveria dar uma olhada e que pretendo traduzir para os leitores deste blog em um futuro próximo. Certamente trará uma nova reflexão à sua mente. Mas a questão que tenho depois de ler seu post é:

como estas mídias podem trabalhar junto com os modelos tradicionais de marketing? Realmente o autor tem uma mente brilhante mas, eu duvido que as empresas estão se reorganizando para as mídias sociais e, até mesmo, se deveriam se reorganizar!?

Através da pesquisa vemos que o marketing tende a levar as mídias sociais para toda a organização. Então, estamos mesmo olhando como as funcionalidades do marketing estão a mudar mediante as mídias sociais e seus resultados. Hoje em dia, vemos muitas empresas divididas e com toda sua forma de tratar o mercado estando departamentalizado e basicamente em nível um para muitos. Então a questão real é: como as mídias sociais impactam nas formas que organizamos o marketing e o quanto integrado com as coisas que acontecem ao seu redor eles estão?

Não tenho dúvida que nós podemos melhorar e sustentar os investimentos para criar um elo entre toda a organização para as mídias sociais, você têm? Como você está considerando as mídias sociais no seu modelo organizacional? Comente, participe, interaja. Por hora, ficamos por aqui, foi um prazer começar a escrever para O Melhor do Marketing, muito obrigado por sua leitura. Até o próximo post.

Fonte: Social Media Today
http://socialmediatoday.com/SMC/189738

Celso Cestaro é Profissional de Marketing formado pela Universidade Anhembi Morumbi. Blogueiro, twitteiro, programador standard em wordpress, analista de mídias sociais, gerente de projetos interativos. Sócio responsável pela parte de planejamento e desenvolvimento de projetos web pela W2Pod: Agência Interativa.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital