Estratégia de guerrilha no caso da New Coke

Há muito tempo é disputado entre Coca-Cola e Pepsi o topo da indústria de refrigerantes e de bebidas. Nessa batalha, como todos sabem, a Coca-Cola possui superioridade e isso devido a suas estratégias de Marketing, Comunicação muito bem elaborada, ações por todo o mundo e também, por ser o pioneiro no refrigerante de cola.

Embora possua superioridade no mercado, na década de 80, a Coca-Cola se viu em uma situação de risco, onde resolveu – mesmo ocupando a primeira posição no mercado da cola – atacar a Pepsi, que lançava uma promoção que estaria ameaçando a preferência dos jovens pelo refrigerante.

Baseando essa ação em uma teoria de Al Ries e Jack Trout, em seu livro Marketing de Guerra, compreendemos que o erro da Coca-Cola se manifesta na seguinte expressão:   “Os líderes devem fazer guerra defensiva, não ofensiva. A guerra ofensiva é um jogo para o nº 2 ou o nº 3.”

A Coca-Cola, agiu de modo ofensivo contra a Pepsi, criando a New Coke, com a fórmula alterada, que mesmo com pesquisas, no princípio foi aceita pelo público, mas a revolta veio depois, quando a clássica Coca-Cola tinha sumido dos pontos de venda, sendo substituída pela New Coke. Três meses depois, ela se reposicionou, relançando a Coca-Cola Classic, sem nenhuma alteração na fórmula e emitindo um pedido de desculpas aos consumidores do refrigerante.

New Coke lançada em 1985

Coca-Cola Classic lançada três meses depois da New Coke.

Esse case nos mostra dois princípios de guerra de marketing estratégico, um já citado anteriormente, e outro é relacionado ao reposicionamento da New Coke para a Coca-Cola Classic, em que os autores dizem que: “A melhor estratégia defensiva é a coragem para atacar-se a si próprio.”, essa lição, talvez, seja a responsável pelo reposicionamento da Coca-Cola e do lançamento da Classic.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital