fbpx

Como um consultor de marketing pode lhe ajudar nas vendas pelas redes sociais

Você pode conhecer bem o seu negócio, saber os pontos fortes e as fragilidades dele, ter em mente o que precisa ser melhorado e o que pode ser ainda mais explorado. Mas se o seu objetivo é iniciar uma frente de vendas por redes sociais, contar com um consultor de marketing pode levar o seu negócio a um novo patamar.

Entenda como nos tópicos abaixo:

Deep diving: descobrindo para construir do zero  

Antes de montarmos qualquer estratégia, é importante conhecermos todo o “iceberg”, não só a ponta. Conhecer a história da empresa, as potencialidades dela e seu propósito. Essa técnica deep diving – um mergulho profundo em tudo o que permeia sua empresa – é bastante utilizada nas novas metodologias, como por exemplo, design thinking e jornada da experiência do usuário.

Isso pode garantir que a essência do seu negócio esteja presente na nova estratégia e que ela será criada considerando esses fatores importantes. Por exemplo, a cultura da empresa, a linguagem utilizada, o qualidade e valor desejável dos produtos, qual o público queremos atingir e etc. E este é um momento bastante propício para inovarmos quando falamos de e-commerce, posicionamento, atração e captação de clientes, pois as vendas nas redes sociais na pandemia acabaram sendo a opção de muitas pessoas por respeito ao isolamento social e por ser a maneira mais segura atualmente de fazer compras. Por isso, optando por este caminho, é importante começar do jeito certo.

Definição de diretrizes e posicionamento da marca

Depois que o estudo for feito e trouxer um diagnóstico, é hora de desenhar a estratégia. E nesta construção, contempla-se também a criação da persona da sua marca, definindo linguagem e tom de voz. As diretrizes vão nortear cada ação tomada, cada projeto, cada construção, cada planejamento. De certa forma, por mais que existam frentes paralelas sendo tocadas, por estarem ligadas a um único plano estratégico, tudo se conversa, como se saísse da cabeça de uma única pessoa.

E apesar de existir diferentes áreas de marketing que podem te ajudar em diversas frentes, as vendas pelas redes sociais e WhatsApp deixaram claro que o cliente está falando com a mesma empresa, com a disponibilidade dos mesmos produtos, mesmos preços, mesma qualidade e mesmo tom de voz nas descrições e conversas.

Tudo isso passa uma visão ao público de quem o seu negócio tem credibilidade, tem consistência, levando mais segurança e podendo contribuir para que as vendas pelas redes sociais passem de “estou dando uma olhadinha” para mais uma conversão.

Uso adequado das funcionalidades das redes sociais

De que adianta ter o carro mais potente do mercado se você não sabe dirigir? Ou até já possui sua carteira de habilitação, mas tem uma grande dificuldade com os retrovisores? É isso o que acontece quando uma empresa não possui experiência suficiente com o marketing digital, mas decide que o negócio vai passar a fazer vendas pelas redes sociais. Por isso, um consultor de marketing será essencial para te ajudar, pois enquanto você conhece bem do seu negócio, ele ou ela conhecerá muito sobre o marketing digital, e juntos poderão aplicar as melhores técnicas para fazer a sua empresa decolar nessa nova aventura.

A consultoria também poderá te ajudar a definir quais marcas farão sentido criar uma parceria, quais as hashtags que conversam mais com sua marca e que poderão trazer um maior engajamento e visibilidade nas redes.

A promoção de posts através de anúncios e tráfego pago também é uma ferramenta bem potente para elevar o nível de interação do público e os tipos de posts, bem como o cronograma de postagens, também servirá para dar constância a sua marca, se fazendo presente aos olhos dos compradores.

Definição e acompanhamento dos principais KPIs

E claro, de nada adianta termos ideias brilhantes, um diagnóstico profundo, boas estratégias que foram desdobradas para práticas, mas sem números que demonstre que estamos no caminho certo, que toda ação está se convertendo em vendas nas redes sociais e impacto positivo da marca. Mais uma definição que o consultor de marketing poderá ajudar é definindo os principais KPIs – indicadores-chaves de desempenho – para garantir a assertividade, efetividade e continuidade das ações.

E não basta termos somente a definição. Os KPIs são indicadores que devem ser acompanhados constantemente para aplicarmos os ajustes que forem necessários num processo de melhoria contínua. Você pode contar com a ajuda de uma ferramenta de CRM, onde além de consolidar esses números, também pode agir como um software que possui ações automáticas, potencializando a operacionalização de algumas frentes, como por exemplo, comunicações direcionadas para um público específico em datas específicas.

Com essas dicas, esperamos que cada vez mais empresas e pequenos negócios alcancem a visibilidade desejável nas mídias, podendo não só fazer vendas pelas redes sociais, mas que também possam fazer parte da construção de um novo modelo de e-commerce.

Se você chegou até o final desse artigo e precisa de um Consultor para lhe dar todo esse suporte, clique aqui e saiba como contratar.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Como um consultor de marketing pode lhe ajudar nas vendas pelas redes sociais

Através de uma Consultoria de Marketing você pode fazer vendas pelas redes sociais

5 dicas na hora de oferecer sua consultoria de Marketing Digital

Essas 5 dicas vão lhe ajudar na hora de oferecer sua consultoria para um cliente.

6 vilões do Consultor de Marketing Digital e Social Media

Dê um basta de uma vez por todas nesses 6 vilões e tenha mais resultados em suas consultorias.