ArtigosBlog

Como criar autoridade e vender com Marketing de Conteúdo?

By 5 de dezembro de 2018 No Comments

Muitos empreendedores, profissionais autônomos, profissionais liberais e quem tem um pequeno negócio costumam me procurar pedindo ajuda em duas situações: Criar autoridade e gerar venda$.

Para mim uma coisa leva a outra. Quando você cria autoridade, vender acaba sendo uma grande consequência. Então se eu pudesse lhe dar um grande conselho: FOQUE NA CRIAÇÃO DA SUA AUTORIDADE.

Eu não sei se você concorda, mas se você está no grupo de profissionais: Corretores de imóveis ou seguros, nutricionista, psicólogo, advogado, dentista, médico, personal trainer, arquiteto(a), decorador, barbeiro e manicure, podólogo, fotógrafo(a), diarista, consultor de marketing digital e tantos outros, você precisa trabalhar a sua MARCA PESSOAL.

Você é o seu negócio, por mais que você pense diferente disso. Você deve investir na sua marca pessoal de diferentes formas.

Cursos, palestras, treinamentos, especializações, eventos, café da manhã de negócios, networking e por aí vai.

É inadmissível que você olhe para o seu negócio e continue de braços cruzados, enquanto o seu concorrente tá lá criando muitas oportunidades e batendo metas atrás de metas.

Uma forma de criar a sua autoridade é com o Marketing de Conteúdo feito na internet e nas redes sociais. Eu sou prova disso, então o que eu quero compartilhar com você nos próximos parágrafos são ações práticas que eu venho realizando desde 2008, um ano antes de criar esse blog e transformar o mesmo num grande negócio.

Redes sociais online são os melhores locais para construir sua autoridade, com base é claro, naquilo que você fala e faz. Falar que vai fazer é diferente de ir e fazer. Não seja um falastrão que adora falar pelos cotovelos, mas resultado que é bom ninguém nunca viu.

Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Blog, YouTube, Pinterest e tantos outros canais ajudam na divulgação dos seus serviços e produtos. É uma ótima forma de encontrar o seu cliente, principalmente a partir do momento que você o ajuda e estabelece uma conexão emocional através do seu conteúdo.

Mas André, me dê exemplos práticos de como eu posso fazer Marketing de Conteúdo em meus canais.

Vamos a alguns exemplos logo abaixo:

E-books:

“Ah não André, ninguém aguenta mais ler e-books que estão espalhados pela internet.” Aguenta e eu vou te provar.

Se você criar um material que realmente entrega conteúdo de valor e ajuda a resolver um problema do seu potencial cliente, ele não apenas vai baixar para ler, como irá recomendar para seus amigos, que certamente poderão virar clientes num futuro.

E-book é uma ótima forma de compartilhar um conteúdo didático, inserindo imagens, exercícios e até exemplos práticos para que deixe a leitura mais agradável.

Você não precisa criar um e-book de 1.000 páginas. Comece com pouco, 20 a 30 páginas. Isso aqui pouco importa, desde que o conteúdo seja realmente bom.

Eu tenho uma área aqui no blog onde disponibilizo 5 e-books gratuitamente. Em média 10 a 15 pessoas baixam esses materiais por dia. Fazendo uma conta rápida isso me gera 450 contatos/leads por mês. Faz aí a conta por ano.

Ferramentas para lhe ajudar a criar um e-book

https://boxshot.com/3d-pack/

http://www.youblisher.com/

Planilhas em excel

Você já percebeu que muita gente precisa de algo já pronto? Ou seja, apenas baixar e já colocar em prática. Na internet existem milhares tipos de planilhas financeiras, onde você consegue baixar com um clique e começar a organizar suas finanças pessoais.

Se você é um Personal, por que não criar uma planilha em parceria com uma nutricionista falando de hábitos alimentares, perda de peso, ganho de peso, tipos de exercícios e treinos.

Podcast

Eu fiz o meu primeiro podcast em 2011, parei e voltei. Aqui nesse link tem vários episódios, inclusive eu sou comentarista na Rádio Transámerica aqui em Vitória.

Para um advogado ou médico, o podcast é sensacional. Identifique a sua persona e crie uma linguagem fácil de ser interpretada por quem está ouvindo.

Não precisa usar termos e expressões quem ninguém conhece, a não ser que você esteja falando para outros médicos e advogados.

“Seja bem-vindo ao podcast da Dra. Fernanda Silva, com dicas e notícias para todas as mamães e papais sobre o crescimento saudável do seu filho”.

Você não precisa ir para um estúdio gravar. Pode usar o seu celular e hospedar no https://soundcloud.com/

Instagram

A rede social já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo mundo, de acordo com matéria publicada pelo site exame. É uma baita oportunidade para trabalhar a sua marca pessoal e criar sua autoridade.

No meu Instagram você vai ver diariamente: vídeos, fotos, matérias, aulas no meu flipchart, enquetes, perguntas e respostas, vídeos ao vivo e muito mais.

Eu não passo um dia sem levar um conteúdo para a minha audiência. Hoje tenho um alcance médio de 120.00 mil pessoas única por mês.

Instagram-Marketing-de-Conteúdo

Minha sugestão é: Crie uma rotina junto aos seus seguidores, interaja com eles através da criação de enquetes e perguntas, faça lives a cada 15 dias compartilhando um conteúdo de valor, não abandone o seu feed e, principalmente, monitore o impacto que tudo isso está causando.

Facebook

A rede social com mais de 150 milhões de pessoas ativas por mês somente no Brasil, possui muitos recursos para serem utilizados, mas muita gente investe apenas na publicação do tipo foto.

facebook-audience-insights-encontrar-seu-público

Quando  você vai criar uma publicação, o Facebook oferece 15 recursos, além da própria foto. Isso quer dizer que você tem 15 possibilidades de criar conteúdo e interagir com a sua audiência.

Ok, eu não uso os 16 recursos, mas 10 eu uso e todos os meses. Eu faço enquetes, lives, listas, publico vídeos e muito mais.

recursos-do-facebook-para-fazer-marketing-de-conteúdo

Eu não sei qual é a sua rotina, mas a partir de hoje faça vídeos pelo menos uma vez por semana. Nao estou falando vídeos de 10 minutos não, estou falando de vídeos em forma de pílula de conteúdo.

Oi, aqui é a Joana e eu sou manicure profissional. No vídeo de hoje quero falar sobre como deixar suas unhas com um visual moderno e bonito de maneira bem fácil. Usa o seu smartphone aí, mesmo que não seja de última geração. Vai lá e faz.

Pinterest

Eu sou consultor de Marketing Digital, mas mesmo assim uso o Pinterest de forma que me gera uma audiência mensal absurda.

Algumas fotos das minhas palestras e treinamentos pelo Brasil estão lá e isso me ajuda a vender novas palestras para muitas empresas.

Pinterest-Marketing-de-conteudo

Se você é um arquiteto, decorador, corretor de imóveis, barbeiro ou exerce qualquer outra atividade em que a foto merece um destaque especial, o Pinterest é a rede social onde você deve investir seu tempo.

LinkedIn

Em abril de 2017 o LinkedIn alcançou a marca de usuários somente no Brasil. E isso é um baita número. É a rede social profissional mais top do momento. É aquela para você criar conexões com profissionais do mundo todo e com isso aumentar sua rede de networking.

Comece separando um tempo para deixar o seu perfil campeão, como eles costumam falar. Um perfil campeão é aquele que tem uma boa foto de capa e avatar, descrição completa, locais onde você estudou e já trabalhou, recomendações de outros profissionais, skills/habilidades, projetos que você já participou e muito mais.

Além disso, separe um tempo para escrever artigos, participar de discussões e compartilhar dicas para que as pessoas sejam estimuladas a lhe acompanhar e participar.

Me acompanhe pelo LinkedIn clicando aqui.

Se você mantiver o seu perfil sempre ativo e praticar algumas ações, você será bem rankeado através do Social Selling Index e poderá ter bons resultados a partir dessa classificação.

Social-Selling-Index-Marketing-de-Conteudo

 

Gostou das dicas? Deixe um comentário aí e aproveite para compartilhar em suas redes sociais e ajudar outras pessoas.

Até a próxima

André Damasceno.

Compartilhe
  • 1
    Share
  • 1
    Share
andremmkt

Sobre andremmkt

Deixe uma resposta

3 × cinco =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016