ArtigosBlog

7 dicas para bombar o seu bar e/ou restaurante com as Mídias Sociais

By 10 de janeiro de 2019 No Comments

Esse post é 100% dedicado a você que tem um negócio na área de gastronomia, seja ele um restaurante que receba o público ou um que faça somente entregas/delivery.

Você acabou de abrir um restaurante, um bar, uma padaria, uma sorveteria, uma lanchonete ou qualquer coisa do tipo e está se sentindo perdido, confuso e não faz ideia de como usar o potencial das Mídias Sociais para:

  1. Divulgar para o público em geral
  2. Atrair clientes
  3. Chamar atenção do seu público-alvo
  4. Potencializar o negócio
  5. Apresentar a sua marca
  6. Converter fãs e seguidores em clientes reais

Não se preocupe pois você não está sozinho. E eu sei disso por dois motivos:

O primeiro por que durante 10 anos como Consultor de Marketing Digital eu ajudei dezenas de clientes nessa área: De gelateria a self service. De comida japonesa a comida peruana. De restaurante de bairro a uma franquia.

O segundo motivo é que eu já tive um restaurante com mais 3 sócios por 2 anos.

Ou seja, eu vivi as dores, necessidades e tudo o que é necessário para abrir e manter um restaurante. E eu vivo tudo isso ao lado dos meus clientes de consultorias e alunos desse segmento espalhados pelo Brasil.

Foi pensando nisso que eu decidi compartilhar com você 7 dicas para bombar o seu bar e/ou restaurante através do Marketing nas Mídias Sociais.

Preste atenção nas dicas simples abaixo, mas que se bem aplicadas terão um efeito incrivelmente espetacular no seu negócio, ok?

———-

DICA 1: Publique todos os dias no feed do Instagram

Foque na qualidade e não na quantidade. Mas é possível SIM fazer as duas coisas preservando a qualidade de suas publicações.

Crie um calendário de publicações informando o que vai pro ar e quando vai. Use o próprio excel para isso ou então a ferramenta Planilhas do Google Drive.

✅ Eu tenho um modelo e você pode baixar clicando aqui.

Você pode falar dos pratos, promoções, ofertas, da matéria prima, da escolha dos produtos, de uma curiosidade do restaurante e da comida.

IMPORTANTE:

Você não precisa postar só foto dos pratos. Poste fotos dos clientes (lembre-se de pedir autorização e não ter apelo comercial), de um objeto de decoração, um vídeo convite do seu time de garçons ou do chef.

DICA 2: Crie uma conta no Google Meu Negócio

Para mim, o Google Meu Negócio é tão importante quanto o Instagram quando o assunto é bar, restaurante e qualquer tipo de varejo.

Quando você está com fome, qual o 1º lugar que você busca algo para comer? Google ou redes sociais?

Eu fiz essa pesquisa em meus canais e o resultado esmagador foi Google.

Ter o seu restaurante no Google com boas avaliações, fotos, horário de funcionamento e o botão de ligar é FUNDAMENTAL.

Você mesmo pode subir fotos ou pedir para os seus clientes.

Faça isso e você vai ver o número de pedidos via delivery explodir.

E o melhor de tudo é que a ferramenta é 100% GRATUITA.

DICA 3: Crie uma conta no TripAdvisor

Minha esposa e eu adoramos viajar e todas as vezes que estamos em uma cidade diferente da nossa utilizamos o TripAdvisor ou o Google para encontrar bons locais para comer.

O TripAdvisor nos ajuda com as avaliações de outras pessoas, além das fotos e a classificação.

Já deixei de ir em um restaurante em Gramado e outro em New York pois as avaliações não estavam boas. Mas o pior pra mim é ver uma avaliação de um cliente e perceber que ninguém (dono, gerente, gestor ou qualquer coisa do restaurante) respondeu. Fica a sensação de que a avaliação do cliente pouco importa.

Ou seja, não tem problema nenhum ter avaliações negativas, desde que essas estejam respondidas. Mostra cuidado, carinho e preocupação com o feedback do cliente.

DICA 4: Use o Insta Stories sem moderação

“André, mas não fica chato quando os stories ficam com muito conteúdo?” Chato para quem, cara pálida? Você não é o seu público.

Chato mesmo é ver seu restaurante vazio e seus quitutes gostosos as moscas.

Use os recursos de enquetes, gifs, perguntas, hashtags, locais e tudo o que for para ser criativo.

Está com dúvidas entre um prato e outro? Peça ao seu cliente para votar. Estimule a participação e envolva o seu público.

Use os sticks para chamar atenção.

DICA 5: Capriche nas fotos, mas não exagere nos filtros.

Eu já vi cenas bizarras durante algumas consultorias provocadas pelo excesso de filtros em publicações de comidas. Na época do Johnny’s (restaurante que eu era sócio), a gente não usava filtros nas fotos e fazíamos questão de falar isso.

Já pensou um cliente chegar no seu restaurante e se deparar com um produto totalmente diferente do que você mostrou em seu Instagram ou Facebook?

Comida não deve usar filtro, deve ser como ela é.

DICA 6: Peça para os seus clientes avaliarem o atendimento e a comida

Coloque displays nas mesas, adesivos nos banheiros e até na hora de entregar a conta pedindo para que ele avalie o seu negócio no Google, TripAdvisor e Facebook.

Colecione boas avaliações e use isso a seu favor.

Recentemente fiz uma pesquisa perguntando para as pessoas se antes de comprar um produto ou serviço, você busca por avaliações na Internet e nas redes sociais sobre o que você está comprando?

Sabe qual foi o resultado? 96% das pessoas responderam que SIM e apenas 4% que NÃO.

DICA 7: Use hashtags em suas publicações do feed e também nos Stories

Não é para colocar 30 hashtags, mas você pode usar SIM as hashtags em suas publicações, seja na descrição do próprio post, nos comentários ou nos próprios stories.

Outra dica é sempre marcar o seu restaurante na localização ou então um ponto turístico. Essa é uma ótima sacada para ser visto por pessoas que estão naquele local.

Gostou das dicas? Agora eu quero te convidar para conhecer o meu curso online: Estratégias de Vendas para Bares e Restaurantes clicando aqui ou na imagem abaixo.

André Damasceno

Sobre André Damasceno

Autor e Criador da Academia de Consultoria e do Melhor do Marketing. Esposo, pai, palestrante, empresário e consultor de marketing digital. Ajudo PME’s a terem mais resultados em vendas através do Marketing na Internet desde 2009. Já realizei mais de 500 consultorias e atendi mais de 200 empresas em todo Brasil, EUA e EUROPA, estive em mais de 50 cidades palestrando e treinei mais de 7000 alunos em cursos presenciais e online. Certificado pelo Disney Institute com o Business Behind The Magic e Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe uma resposta

4 + dezesseis =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016