fbpx

10 Ferramentas essenciais para trabalhar com Consultoria em Marketing Digital

Conheça as 10 ferramentas ESSENCIAIS para trabalhar com Consultorias de Marketing Digital e Mídias Sociais.

Um(a) profissional de Consultoria em Marketing Digital e Social Media, precisa ter ao seu lado ferramentas capazes de otimizar o seu trabalho para entregar o melhor ao seu cliente.

Desde que comecei a trabalhar como Consultor de Marketing Digital e atender meus primeiros clientes (2009), sempre me preocupei em ter ferramentas que pudessem me ajudar em minha rotina, seja internamente comigo e com meus parceiros, ou externamente ao lado dos meus clientes.

Ferramentas de análises de dados, gestão, métricas, relatórios, organização do trabalho e da equipe… tudo o que for necessário para mostrar meu profissionalismo e comprometimento em entregar o melhor ao meu cliente e fazer com que ele tenha uma experiência única ao meu contratar.

Isso pode se ser um dos diferenciais da sua consultoria. Não apenas o uso da ferramenta, mas sim o que você faz com ela e com os insights que podem ser gerados a partir do seu uso.

Como eu recebo pelo menos de 4 a 6 pedidos em minhas redes sociais por semana de indicação de ferramentas para trabalhar com Consultoria em Marketing Digital e Social Media, resolvi fazer esse post para compartilhar o meu TOP 10.

Então aqui está o meu TOP 10 em ferramentas para o profissional de Consultoria em Marketing Digital:

  1. MindMeister
  2. Trello
  3. Google Drive
  4. Google Calendar
  5. mLabs, Agorapulse, Hootsuite, Buzzmonitor
  6. Canva
  7. Skype, Zoom, Google Meet, Microsoft Teams
  8. Meu Dinheiro
  9. Pagseguro, Mercadopago, Picpay, Asaas
  10. Banco Inter

Observe que são até mais de 10 ferramentas, mas agrupei aquelas que possuem o mesmo propósito de entrega e de benefícios para não ficar repetitivo.

1 – MindMeister

Quem é aluno(a) ou cliente, sabe o quanto eu amo esta ferramenta e a utilizo praticamente em todos os meus projetos.

Ela é ideal para fazer mapas mentais e apresentações bem bonitas e visuais. Muitos dos meus clientes adoram esse tipo de apresentação.

Algo que torna o MindMeister realmente muito fod@ é poder criar um mapa mental de forma colaborativa com duas ou mais pessoas. Ou seja, você e seu sócio, cliente ou parceiro, poderão trabalhar simultaneamente no mesmo mapa mental.

Para conhecer e ter acesso a versão gratuita com 3 mapas basta clicar aqui.

PS: Depois que você acessa e começa a criar seus primeiros mapas mentais, dificilmente você vai querer sair. Comigo foi assim!

Mapas Mentais

2 – Trello

O Trello é a minha ferramenta de gestão preferida. Se você tem uma equipe de colaboradores e parceiros ao seu lado ou se trabalha sozinho, o Trello é a ferramenta com melhor custo benefício do mercado.

Com os quadros, listas e cartões do Trello, você pode organizar e priorizar seus projetos de um jeito divertido, flexível e gratificante.

Eles possuem uma versão free e desde então é a que eu tenho utilizado.

3 – Google Drive

Sou assinante da versão de entrada com 100mb + 15mb do meu e-mail (115mb total) e por tudo isso pago míseros R$ 6,49/mês.

Relatórios, documentos, fotos, arquivos de clientes, planejamento… praticamente tudo fica salvo no Google Drive.

Você pode criar documentos, planilhas, apresentações e até formulários para fazer pesquisas.

4 – Google Calendar

Agendar reuniões com a equipe e com clientes, tarefas internas e o que for necessário para que não ocorra atrasos e mostre desorganização.

Nunca chegue atrasado(a) a uma reunião, seja ela presencial ou online. Mostre para o cliente que você é um profissional de consultoria organizado(a).

5 – mLabs, Agorapulse, Hoosuite, Buzzmonitor

Atualmente existem dezenas de ferramentas de gestão de redes sociais no mercado. Eu já usei todas as que estão indicadas aqui.

O profissional de Consultoria em Marketing Digital e Mídias Sociais não precisa usar todas de uma única só vez. Faça o teste e veja com qual você mais se adapta.

Eu utilizo o Agorapulse e o Buzzmonitor.

#DICA: O Buzzmonitor possui um módulo chamado Buzzmonitor Trends que é 100% gratuito. Ele permite buscas históricas de até 30 dias sobre qualquer termo no Twitter, Facebook e Instagram.

6 – Canva

Eu nunca fui muito bom em criação e muito menos um bom designer. Inclusive, hoje eu tenho um profissional que está ao meu lado desde 2009 e que é responsável pela parte visual dos meus projetos, logotipos e muitos posts para as minhas redes sociais.

Mas, minha demanda é altíssima, por isso o Canva é uma excelente alternativa e que me salva muitas vezes.

Retirado do site deles: “Lindos Templates e Ferramentas que vão Potencializar seu Trabalho. Experimente, é Grátis! Fácil, Rápido e Prático. Milhares de Templates”.

Eles possuem uma versão gratuita com algumas limitações. Para conhecer clique aqui.

7 – Skype, Zoom, Google Meet, Microsoft Teams

Fazer reuniões online virou quase que uma obrigação para muitos profissionais depois do Covid-19.

Já tem um bom tempo que eu faço reuniões e apresentações online, afinal, muitos dos meus clientes estão fora do meu Estado e até fora do Brasil.

Se você deseja algo mais profissional e com mais recursos, certamente eu recomendo o Zoom ou o Microsoft Teams. Ambas possuem a versão free, mas com limitações.

Com o Zoom PRO na versão de entrada, por exemplo, você consegue fazer reuniões com até 100 pessoas, gravar no seu computador ou na nuvem, compartilhar sua tela, espelhar seu celular, fazer anotações diretamente em uma folha virtual e muito mais.

8 – Meu Dinheiro

Trata-se de um sistema para controle financeiro online. Ideal para você fazer o seu controle financeiro das suas consultorias, entrada e saída de valores, centro de custos, importação de extratos bancários e algumas outras funcionalidades.

A ferramenta é bem intuitiva e tem a versão free.

Para quem está começando, eu sempre falo que o quanto antes você se preocupar com a organização financeira do seu negócio, independente do seu tamanho, melhor será.

9 – Pagseguro, Mercadopago, Picpay, Asaas

Eu tenho diferentes modelos de Consultorias Online com clientes de todo Brasil. Um dos modelos posui investimento único, ou seja, não é recorrente e o cliente pode parcelar no cartão de crédito assumindo os juros.

Quando isso acontece e por mais que o cliente parcele em 2 ou 12x, eu recebo todo o dinheiro imediatamente.

Para isso eu uso o Mercadopago ou o Pagseguro. No mercado pago a taxa de é de 4,99% para recebimentos online e via cartão de crédito, ou seja, você gera um link e o seu cliente paga através desse link.

Eu tenho o aplicativo das duas ferramentas instaladas em meu celular e de maneira muito fácil eu posso gerar um link de pagamento e enviar para o meu cliente com apenas 3 cliques.

Agora para criar boletos com valores maiores, como consultorias recorrentes, por exemplo, eu recomendo o Asaas. Por cada boleto emitido e que for pago pelo cliente, você vai pagar R$ 6,96.

O Asaas oferece ainda muitas outras funcionalidades, entre elas estão: Gestão de cobranças, controle de assinaturas, envio automático de e-mails, envio automático de SMS…

10 – Banco Inter

Não se trata nem de uma ferramenta, mas sim de uma conta digital, para que você não misture as finança da sua empresa com a sua pessoal.

Comecei a usar o Banco Inter por indicação do meu contador.

Não estava satisfeito com o meu último banco e em uma reunião com a contabilidade, ele me indicou fazer um teste.

Você não paga taxa de cesta de serviços, ele é livre de tarifas bancárias, pode emitir boletos sem custo e tem muitos outros recursos.

Ter uma conta PJ para receber dos seus clientes é fundamental e faz com que você seja ainda mais profissional.

Conclusão

Aqui estão as ferramentas que eu uso e recomendo. Isso não quer dizer que você não possa testar outras ferramentas que não estão listadas e torná-las parte do seu processo de Consultoria.

Utilize as ferramentas a seu favor, facilitando o seu trabalho e o seu alinhamento junto com o seu cliente.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, conheça a Academia de Consultoria e todos os seus treinamentos gratuitos e certificações.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Descubra agora como se tornar um Consultor de Marketing Digital desejado pelo mercado – O Melhor do Marketing
25 de agosto de 2020 16:13

[…] E para fazer a gestão do meu negócio de consultoria, eu conto com a ajuda de softwares e ferramentas. Fiz até um post sobre isso. Clique e veja. […]

Você pode gostar

5 passos simples para ganhar dinheiro como Consultor de Marketing Digital

Veja como dar os primeiros passos para ganhar dinheiro como Consultor de Marketing Digital.

Cresça seu Instagram em até 21 dias com 7 técnicas infalíveis

Veja como crescer seu Instagram de forma exponencial com esse conteúdo.

A atitude mais cara e arriscada que eu já tomei

O que você faria se tivesse acabado de fechar as portas de um negócio e perdido dinheiro?